Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 26 de Dezembro de 2014 @ 10:12

Recife fecha 2014 com um cenário diferente no rádio jornalismo via FM

Recife – Capital pernambucana contava com duas “all-news” e vê em FM a estréia de uma marca tradicional do AM

Publicidade

O cenário do rádio jornalismo, no formato “all news” ou “hard-news”, fecha o ano de 2014 no Recife diferente de como iniciou. Recentemente a capital pernambucana viu mudanças importantes na sintonia 90.3 FM, conhecida nos últimos anos pelo seu trabalho no segmento jornalístico. A idéia de realizar uma rádio “all-news” totalmente local foi interrompida pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, sacando a JC News FM 90.3 do dial local. A saída do projeto que tinha acabado de completar 1 ano no ar promoveu a estréia de uma marca importante no AM na faixa FM. Em relação ao “all news”, a CBN volta a ser uma opção solitária no FM da capital pernambucana. Acompanhe:

Desde o último dia 1º de dezembro o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) interrompeu as operações da JC News FM, emissora que foi inaugurada em setembro do ano passado e tinha como missão se estabelecer como única FM do gênero com operação 100% local na região Nordeste do país. Porém nos últimos meses a JC News FM não estava superando a concorrência com a CBN FM 97.1 pela liderança no segmento jornalístico do Recife, fato que o sistema responsável pela 90.3 FM decidiu que não havia condições de aguardar uma mudança nesse quadro. Com isso o SJCC resolveu sacar a JC News FM do dial e promoveu a estréia da Rádio Jornal FM 90.3, emissora tradicional na faixa AM da capital pernambucana (segue em 780 AM).

Nos últimos anos a 90.3 FM ficou conhecida como uma estação jornalística. Em 1º de julho de 2004 a antiga JC FM (emissora com grade musical) cedeu espaço para a estréia da atual CBN FM 90.3, emissora que passou a ser uma das maiores audiências do FM da capital pernambucana (segundo pesquisas de 2013 do Instituto Ibope). Em 1º de setembro do ano passado a CBN deixou o canal para a estréia da JC News FM, aposta do SJCC. Já a rede nacional jornalística do Sistema Globo de Rádio passou a contar com a CBN FM 97.1, também inaugurada em setembro de 2013 e operada localmente pela Rede Nordeste de Comunicação (afiliado à Rede Globo de Televisão no interior de Pernambuco). Desde o final do primeiro semestre de 2014 a CBN voltou a figurar entre as rádios mais ouvidas do Recife, porém via 97.1 FM.

A Rádio Jornal tem um perfil de jornalismo mais popular e existe uma expectativa do mercado da Grande Recife para o comportamento da audiência dessa estação ao longo de 2015. A rádio se espelha nas trajetórias de estações como Rádio Itatiaia FM 95.7 de Belo Horizonte, Super Rádio Tupi FM 96.5 e Rádio Globo FM 89.5 (hoje também em 98.1 FM), ambas do Rio de Janeiro. Essas três estações são exemplos de rádios com grande audiência na faixa AM (com foco no jornalismo popular) que obtiveram resultados expressivos após estréias na faixa FM (com destaque para a Rádio Itatiaia, que lidera a audiência FM da Grande Belo Horizonte, segundo dados atualizados do Instituto Ibope).

De acordo com as informações do grupo, a medida é uma antecipação às tendências de migração da radiodifusão. “Nós decidimos preservar a Rádio Jornal, um dos maiores patrimônios de Pernambuco, antecipando essa migração para a FM”, explica Rodolfo Tourinho, superintendente do SJCC. Esta é a primeira grande mudança em duas décadas na emissora, que há mais de 23 anos está consolidada como uma das principais emissoras jornalísticas do Nordeste. A Rádio Jornal AM estreou no Recife no dia 3 de julho de 1948.

Grande Recife - Ouça e veja a lista atual de FMs sintonizadas na capital pernambucana e arredores: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, JC News FM, Rádio Jornal, Recife, jornalismo, mudança

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.