Atualizado: 11h11
Conforme o Tudo Rádio já havia antecipado, o atual ministro de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, foi confirmado no final da tarde desta segunda-feira, pela presidente Dilma Rousseff, como o novo Ministério das Comunicações a partir de 2015. Berzoini vai substituir Paulo Bernardo, que comanda a pasta desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff, em janeiro de 2011.
Bancário, Berzoini iniciou sua militância no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em 1985. Três anos depois, foi secretário de Imprensa e Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Foi fundador e primeiro presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
Eleito deputado federal pelo PT quatro vezes (1998, 2002, 2006 e 2010), no final de 2005 foi eleito presidente nacional do PT. No governo Lula, foi ministro da Previdência Social, quando esteve à frente da reforma da Previdência, e depois assumiu a pasta do Trabalho e Emprego.
Agora, Berzoini deve enfrentar a discussão sobre regulação da mídia. Durante a campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff defendeu a realização de uma regulação econômica do setor, proposta que teve a concordância do agora ministro, um dos coordenadores da campanha à reeleição. Em entrevistas ao longo deste ano, ele defendeu medidas como a regulamentação dos artigos da Constituição que proíbem o monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação. O setor de radiodifusão está apreensivo sobre a regulação da mídia, temendo o controle de conteúdo por parte do governo.
A expectativa também é que novo ministro das Comunicações mantenha o ritmo do processo de migração das rádios AM para o dial FM. Até o momento, o processo segue dentro do que foi estimado. Vários estados estão com consultas públicas em andamento, sendo que o último a ser liberado foi o Paraná.
Na capital paulista já está em andamento os testes para o dial estendido, que vai abranger as frequências em FM correspondentes aos canais 5 e 6 da TV analógica. A Jovem Pan AM 620 de São Paulo, em parceria com a Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), está operando na frequência FM 84.7.
Tags:
Rádio, ministro, Comunicações, Ricardo Berzoini, Brasília