A Rádio Gaúcha AM 600 FM 93.7 de Porto Alegre preparou uma série de reportagens sobre o Haiti que vai ao ar na íntegra nesta segunda-feira (12). Convidado pelo Ministério da Defesa do Brasil, o repórter Eduardo Matos esteve no país durante uma semana em dezembro analisando a situação política, social e econômica dos haitianos. A reportagem mostrará toda situação do Haiti em áudios, na programação da Gaúcha, e vídeos, fotos e textos, no site
www.radiogaucha.com.br.
Serão cinco reportagens, que vão ao ar nos programas Gaúcha Atualidade, Timeline Gaúcha, Gaúcha Repórter, Chamada Geral 2ª Edição e Chamada Geral 3ª Edição. A primeira vai tratar dos cinco anos do terremoto que matou cerca de 300 mil pessoas; a segunda vai trazer uma análise dos 10 anos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; a terceira vai trazer o contraste da maioria miserável com a minoria rica. Foi possível, inclusive, conhecer a produção do chamado biscoito de barro; a quarta reportagem vai ser sobre a ajuda humanitária ao povo haitiano; e a quinta e última reportagem traz uma análise da nova onda migratória de haitianos para o Brasil. Eduardo Matos acompanhou a viagem de três haitianos de Porto Príncipe, capital do Haiti, até Porto Alegre.
O repórter também teve a oportunidade de visitar diversas regiões do Haiti e entrevistar em Porto Príncipe a representante do Secretário-Geral da ONU e chefe da MINUSTAH, Sandra Honorê, que é de Trindade e Tobago, o comandante do efetivo militar, que é um general brasileiro, José Luiz Jaborandy Júnior, o embaixador do Brasil no Haiti, José Luiz Machado e Costa, e o chefe da Cooperação Internacional da Polícia Nacional Haitiana, Jean-Yone Trécile. A Rádio Gaúcha foi a única emissora de rádio do Brasil a estar no Haiti acompanhando a troca do efetivo militar em dezembro passado.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Gaúcha, Haiti, força de paz, Porto Alegre