Terça-Feira, 08 de Julho de 2008 @ 09:37
Campinas – A programação instrumental da antiga Scalla de São Paulo retorna ao dial. Região de Campinas é coberta por duas emissoras da Scalla
Segundo informações do portal Radiocamp.org, a Scalla Instrumental está de volta ao dial FM. A programação “clássica” da Scalla ficou consagrada em São Paulo, local onde permaneceu no ar durante alguns anos, passando por várias freqüências do antigo grupo CBS (atual Rede Mundial). A programação instrumental retorna ao dial mas na região de Campinas. A emissora substitui a Ambiental FM 96.7, concessão de Sumaré, populoso município da Grande Campinas.
Algumas curiosidades sobre a mudança em Campinas
A Scalla passa a operar em duas freqüências na Grande Campinas, mantendo no ar duas programações diferentes: uma voltada ao público adulto-contemporâneo em 98.3 FM e a instrumental em 96.9 FM. Após substituir a Ambiental em 96.7, a emissora alterou sua freqüência para 96.9, visando interromper as interferências ocasionadas entre a extinta Ambiental e a Tupi FM 96.5, emissora popular voltada a Campinas, radio que pertence ao mesmo grupo que comanda a Scalla.
Não é a primeira vez que a freqüência 96.7 é alterada para 96.9 FM. Em 2007 a Scalla operou durante um curto período de tempo em 96.9, retornando posteriormente para 96.7, antes da estréia da Ambiental. A freqüência 98.3 FM, atualmente ocupada pela Scalla, também já sofreu alterações em 2006, transmitindo em 98.5 FM para evitar interferências com a Terra FM 98.1 de Jundiaí, emissora que também pertence à Rede Mundial.
Não existe informações sobre essas trocas de freqüências ou alterações de potência no sistema de dados on-line da Anatel, o SISCOM (Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.