A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) anuncia a criação do Grupo SET de Novas Mídias que será coordenado por Rodrigo Dias Arnaut, Vice-Diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da entidade (foto). De acordo com ele, o grupo tem como objetivo “estudar de que forma as mídias digitais podem enriquecer a experiência com o conteúdo televisivo de diversas audiências de TV conectadas a outros dispositivos, tais como smartphones, tablets, wearables e internet das coisas (IoT)”.
O crescente percentual das pessoas que utilizam a Internet diariamente para informação ou entretenimento foi um dos motivadores da estruturação do novo grupo da SET. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia de 2015 do Governo Federal, 48% dos brasileiros usam internet, os usuários de novas mídias ficam conectados, em média, 4h59 por dia, durante a semana, e 4h24 nos finais de semana. Esses números são maiores que os verificados no ano passado e superiores aos obtidos pela televisão, embora a TV ainda siga como meio de comunicação predominante entre os brasileiros. Ainda conforme a pesquisa, entre os internautas, 66% usam celular e 71% notebooks. Dessa mostra, 92% utilizam redes sociais. A pesquisa corrobora a relevância das novas mídias no comportamento da população e, por consequência, na audiência televisiva.
Além dos profissionais de emissoras de TV, o Grupo de Novas Mídias da SET pretende reunir produtores audiovisuais, profissionais de agências de propaganda, publicidade e digitais, desenvolvedores de software, pesquisadores acadêmicos e anunciantes. “Agindo multidisciplinarmente, poderemos gerar o aquecimento de vários mercados, reduzindo esforços redundantes e maximizando resultados”, afirma Dimas Dion, Coordenador de Comunicação da SET e um dos organizadores do grupo.
Estão previstas no grupo atividades como a geração de conteúdo para artigos da revista da SET, para o site da entidade e para veículos segmentados do setor, além da presença nas mídias sociais, e a criação de pesquisas para atualizar constantemente o setor. A participação em eventos e congressos de mídia para identificar novas tendências, que poderá gerar um anuário das experiências coletadas, e a criação e apresentação de palestras representando a SET também incluem-se entre os objetivos, que deverão ser avaliados em encontros bimestrais.
O coordenador do Grupo SET de Novas Mídias, Rodrigo Dias Arnaut, é mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, atua como pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo e professor colaborador da FAAP nas disciplinas de Mídias Digitais e Transmídia para graduação (RTV) e pós-graduação (Produção Executiva e Gestão de TV). Atualmente, preside também a Associação EraTransmídia, entidade que atua em colaboração com a SET.
Participam ainda do grupo: Andre Campos Filippe, especialista em Business Intelligence da iProspect, Daiana Sigiliano, pesquisadora em TV Social da UFJF e EraTransmídia, Felipe Iasi, designer de Novas Mídias da Rede Bandeirantes, Marilia Fredini, produtora multimídia da TV Cultura, Sergio Bicudo, coordenador da TV PUC-SP, Shyrles Monteiro, desenvolvedora de Aplicações Interativas da Rede Record, Solange Eiko, vice-presidente da Associação EraTransmídia, Rodolfo Oliveira, sócio-diretor da Corazonada, Rodrigo Terra, sócio-diretor da Fazenda Urbana, e Ursula Reichenbach, designer de User Experience da Movile. As inscrições para participar do grupo podem ser feitas pelo e-mail:
[email protected]
Tags:
Rádio, SET, grupo, mídias, radiodifusão, Brasília