A Rádio Senado FM 91.7 de Brasília está comemorando 18 anos nesta quinta-feira. Criada em 1997 com o objetivo de levar à sociedade a discussão sobre os principais temas políticos e projetos votados na Casa, a emissora pública do Senado Federal tem transmitidas milhares de horas de debates entre os parlamentares no Plenário e nas comissões. Além disso, foram produzidos programas sobre os mais variados assuntos de interesse público.
A emissora é responsável pela produção do Jornal do Senado no âmbito do programa A Voz do Brasil, que é transmitido para todo o país, e conta com transmissão FM para Brasília e mais nove capitais, 24 horas por dia. A Rádio Senado também está integrada às mídias digitais.
O diretor da Rádio Senado, Ivan Godoy, destaca que a proposta do veículo é dar transparência ao trabalho legislativo e mostrar ao cidadão como a atividade parlamentar afeta o seu dia a dia. “O importante do trabalho da rádio é mostrar como a atividade do Senado e dos senadores repercute na vida dos brasileiros, tem a ver com o dia a dia dos brasileiros. As pessoas querem informação, e nós, acho que estamos conseguindo cumprir esse objetivo, de mostrar para o povo o que faz o Senado Federal”, afirmou.
O senador José Agripino (DEM-RN) estava no seu primeiro mandato quando a emissora foi inaugurada. Para ele, a Rádio Senado ajuda a aproximar o Congresso da população. “O grande instrumento de divulgação das ideias, de fazer com que a população conheça o pensamento de cada parlamentar, no caso de cada senador, são os meios de comunicação. A Rádio Senado é, portanto, o instrumento de conscientização política, é o elemento de formação da consciência democrática do país. Eu aplaudi a iniciativa de se fazer uma Rádio Senado para dar a oportunidade a que o eleitor conhecesse o pensamento e o voto de cada um dos seus representantes”, declarou.
A Rádio Senado conta com mais de 2 mil conveniadas em todo o Brasil, que podem baixar gratuitamente todos os áudios por ela produzidos. A programação também pode ser conferida na internet. Hoje, além de Brasília, a rádio pode ser sintonizada em nove capitais, como Macapá (AP), Manaus (AM) e Rio Branco (AC), na Região Norte; Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Natal (RN), São Luís (MA) e Teresina (PI), no Nordeste; e Cuiabá (MT), no Centro-Oeste.
A programação da Rádio Senado também promete novidades em 2015. O programa Conversa com o Senador, de entrevistas curtas sobre as trajetórias dos parlamentares além da política, trará perfis dos novos senadores, que tomarão posse no dia 1º de fevereiro. “Procuramos que o ouvinte sinta a relação entre a realidade dele e a atividade do Senado. É preciso superar cada vez mais o ‘legislês’”, conclui Ivan Godoy.
Com informações da Agência Senado
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Senado, pública, aniversário, Brasília