Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2015 @ 09:21

Campanha para desligamento da TV analógica começa em dois meses

Brasília – Switch off faz parte também do processo de migração das rádios AMs para o FM

Publicidade
Em dois meses, começa a contagem regressiva para o desligamento da TV analógica no Brasil. A mudança terá início pelo Distrito Federal. A partir de 3 de abril, um ano antes da implantação definitiva do sinal, os telespectadores da região começarão a ser informados sobre a transição. O desligamento também faz parte do processo de migração das AMs, já que em algumas regiões, as rádios irão ocupar o chamado dial estendido, em frequências que correspondem aos canais 5 e 6 da TV analógica.
 
O desligamento da TV analógica vai seguir um cronograma. O Distrito Federal será a primeira região a receber exclusivamente o sinal digital, em abril de 2016. Também no próximo ano será a vez de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). A implantação do sinal digital será concluída em todo o país até 2018. Em novembro deste ano, um projeto-piloto do desligamento será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás. 
 
De acordo com o MiniCom, as emissoras poderão efetuar o desligamento do sinal analógico antes da data prevista no cronograma, desde que verificada a viabilidade técnica pela Anatel. Para a Abert, o cronograma esta correto ao iniciar pelos grandes centros. No entanto, o mais importante será a definição das premissas e condições necessárias para o desligamento em cada cidade, o que será estabelecido pelo MiniCom. A portaria prevê ainda que os canais analógicos serão devolvidos no momento do desligamento.
 
Em grandes regiões metropolitanas, como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os canais 5 e 6 serão destinados para a acomodação das rádios AMs que irão ocupar o chamado dial estendido, que vai de 76 FM a 87 FM. A previsão, segundo o diretor da Aesp e do escritório EMC Engenharia, engenheiro Eduardo Cappia, é que a migração ao dial estendido comece logo após o switch off da TV analógica.
 
Com informações do Ministério das Comunicações
 
Tags: Rádio, migração, desligamento, MiniCom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.