O Ministério das Comunicações é um espaço de intensa discussão democrática sobre o futuro do setor de radiodifusão e de telecomunicações. O compromisso foi feito pelo ministro Ricardo Berzoni na manhã desta terça-feira (10), na abertura do Seminário Políticas de (Tele) Comunicações, em Brasília.
No evento, o ministro apontou a necessidade de discutir a atualização do marco regulatório da radiodifusão por meio de um debate aberto e amplo com a sociedade. "Isso dará condições para que tenhamos um setor de radiodifusão mais transparente, democrático e atualizado do ponto de vista tecnológico."
Para o ministro, a regulamentação da radiodifusão está expressa na Constituição de forma atualizada em termos gerais do que a sociedade brasileira quer. Ele afirmou que o debate sobre o assunto, no entanto, costuma ser caracterizado de forma maniqueísta e apontado como uma tentativa de cercear a liberdade de expressão.
"A melhor maneira de fazer esse debate é retirar os fantasmas do ambiente. Não se discute liberdade de expressão porque é uma cláusula pétrea. É um dos fundamentos da sociedade democrática", declarou. Berzoini voltou a defender um amplo diálogo sobre o assunto, com a participação de vários setores em busca de um consenso que permita conquistar avanços para a sociedade brasileira.
Com informações do MiniCom
Tags:
Rádio, Minicom, regulação, mídia, Brasília