O mercado publicitário brasileiro movimentou um total de R$ 30.776 milhões entre os meses de janeiro e novembro de 2014. Os dados atualizados do Projeto Inter-Meios indicam um crescimento de 5,9% do faturamento dos veículos brasileiros no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Isoladamente, o mês de novembro registrou um faturamento aquém do obtido no mesmo mês do ano anterior. Nessa comparação, a mídia nacional faturou 8,8% menos do que o registrado em novembro de 2013.
A TV por assinatura continua sendo o meio com melhor desempenho em 2014. No acumulado do ano, a mídia cresceu 31,9%. Mídia exterior também deu continuidade ao bom ritmo de crescimento, registrando alta de 22,9% no acumulado de janeiro a novembro de 2014. Também cresceu o faturamento da TV aberta (10%), de Cinema (4%) e de Rádio (2,5%).
Tiveram queda de faturamento entre janeiro e novembro do ano passado os meios Guias e Listas (-35,3%), Jornal (-11,1%), Revista (-16,1%) e Internet (-20,17%).
No caso da Internet, é importante ressaltar que, desde julho de 2014, seis grandes portais interromperam o repasse mensal de informações de suas receitas publicitárias a PriceWaterHouseCoopers (PwC), empresa responsável pela auditoria do Projeto Inter-Meios. São eles: Globo.com, iG, MSN, Terra, UOL e Yahoo.
Na divisão do bolo publicitário, a TV aberta continua angariando a maior fatia, detendo quase 70% do faturamento dos meios do País. Os jornais continuam na segunda posição, com 8,55 de participação, seguidos da TV por assinatura, com 5,9% e o Rádio, com 3,9%.
Com informações do InterMeios
Tags:
Rádio, InterMeios, publicidade, investimento