No ano em que completa 50 anos de existência, o Sistema Liberdade de Comunicação, que abriga as rádios Liberdade AM 910 e FM 94.7 de Caruaru, no interior pernambucano, anuncia que a partir desta segunda-feira (23) passa a transmitir simultaneamente a sua programação em AM e FM. A novidade foi revelada pelo diretor geral da emissora, Ivan Feitosa, na última quarta-feira (18) durante café da manhã oferecido para imprensa e mercado publicitário de Caruaru e Região, no restaurante Boi e Brasa, em Caruaru. As mudanças já estão movimentando o mercado radiofônico e jornalístico do interior.
A nova programação entrou no ar a meia-noite. A princípio, a grade mesclará o que existe hoje nas duas frequências, misturando notícias, música e esportes, além da inclusão de novos programas. Entre as novidades da programação, tem o apresentador Sócrates da Silva, que deixa os microfones do jornalismo para assumir a gerência de programação da rádio e a contratação do jornalista Welter Duarte que, junto com Elaine Dias, assume o comando do matinal Show da Cidade.
Para o diretor da emissora, Ivan Feitosa, as modificações significam antecipar o futuro. “Todas as rádios AM do país terão que migrar para FM até o final de 2017. É a determinação do Ministério das Comunicações. O que fizemos foi sair na frente e antecipar o futuro. Aproveitamos o bom resultado da nossa FM na audiência, que segundo o IBOPE, é o maior índice de audiência do Brasil com 51,31% de share e a segunda colocada na praça está com 14%. Além de ser um ano comemorativo. Queríamos oferecer esse presente a cidade, em nosso aniversário”, revelou.
Apesar de remodelada, a grade de programação da Rádio Liberdade mantém o apresentador Ivan Bulhões, no Arraial de Ivan Bulhões, de 2h às 4h da madrugada; a Hora da Justiça, que terá um perfil com menos crime e mais informação, agora no horário de 6h às 7h; o Show da Cidade também terá uma nova roupagem, com um programa mais leve, para que seja além de um informativo, uma companhia para o ouvinte. Da antiga programação da Liberdade FM, apenas o Disk-Tok deixou de existir. Alguns trocaram de nome, como foi o caso do Forró em FM, que se transformou em Forró na Liberdade. Continuam na grade o Telemúsica, Ligação Direta e A noite é nossa. O futebol, como em todos os grandes centros do país, precisava de uma nova casa. "Fizemos um teste antes com a Caruaru FM e deu certo. Agora o torcedor terá um melhor som, uma cobertura diferenciada e de uma equipe muito experiente a frente dos programas esportivos”, explica Sócrates da Silva, diretor de programação da Rádio Liberdade.
Com informações da assessoria de imprensa do Sistema Liberdade de Comunicação
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Liberdade FM AM, migração, Caruaru