Desde janeiro a Jovem Pan AM 620 de São Paulo (e rede) transmite diariamente o quadro ‘Os Dois Lados da Moeda’ em sua programação. A atração que vai ao ar em vários momentos do dia, leva ao ouvinte mais conteúdo com uma discussão saudável e democrática entre opiniões contraditórias sobre temas recorrentes da esfera política e econômica, além de fatos que envolvem a prestação de serviço ao cidadão.
De acordo com o presidente da Jovem Pan Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, O Tutinha, o programa é uma forma de dar espaço a análises mais completas. “Representa responder a uma determinação básica e fundamental do jornalismo: todo o fato tem dois lados, quando não tem mais somas de aspectos para uma análise ou um debate. Mas, basicamente, são dois. Sempre o ‘pró’ e o ‘contra’ o que, na verdade, significa o ‘contraditório’ e exprime a discussão necessária sobre problemas numa sociedade democrática”, ressaltou Tutinha.
A maioria dos debates é protagonizado por Marco Antonio Villa e Mauro Motoryn, mas, a emissora já amplia a discussão para o Congresso Nacional, em que jornalista José Maria Trindade mostra o 'contraditório' com deputados e senadores, assim como na Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, em que o jornalista Marcelo Mattos expõe o 'contraditório' junto aos integrantes desses órgãos. Nesta última situação, dois vereadores, de diferentes partidos, opinaram sobre a construção das ciclo faixas na cidade, mostrando que os temas urbanos também possuem ampla discussão com opiniões divergentes. ‘Os Dois Lados da Moeda’ aborda vários itens da vida brasileira e também internacional, como política, economia, esportes, cultura, ciência, tecnologia, finanças e demais assuntos que tecem a formação social do país.
A proposta do quadro é então continuar a realizar o 'contraditório' nestes e em outros órgãos, abordando temas sociais e de interesse público. “O programa tem excelente receptividade junto ao público ouvinte que é informado, por meio desse debate, sobre questões que necessitam de esclarecimentos mais abertos, com argumentos consistentes, abrangendo as questões sob a opinião de personalidades especializadas nos assuntos discutidos, embora, no caso, em posições antagônicas”, completa Tutinha.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Jovem Pan, política jornalismo, São Paulo