Tesoureiro da campanha do PT ao Palácio do Planalto em 2014, o ex-deputado estadual Edinho Silva (PT-SP) tomou posse nesta terça-feira (31) como ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Ele assume o lugar de Thomas Traumann, que pediu demissão do governo na última quarta (25).
No discurso na solenidade de posse do novo ministro, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o papel da secretaria de comunicação social e ressaltou que o governo deve saber se comunicar com a população."O governo tem o dever de levar informações públicas à população, deve explicar suas decisões e defender seus critérios. O governo precisa levar à frente a comunicação. Informar, levar o contraditório. Deve mostrar sempre os brasileiros suas posições em defesa do emprego, inclusão social. Temos obrigação de explicar ao povo que passamos por uma conjuntura que exige ajustes para que o brasil possa crescer", afirmou.
Ela ainda disse que preza a livre manifestação e garantiu que o governo jamais adotará medidas que possam afetar a liberdade de imprensa. “Estamos comprometidos com o direito de se manifestar, informar, criticar. Somos contra a censura, a autocensura, as prisões, os lobbies e os interesses não confessados que podem coibir o direito à livre manifestação. Por isso, mais uma vez reitero que nós não temos e não teremos sob nenhuma hipótese, sob nenhuma circunstância qualquer ação no sentido de coibir, impedir livre manifestação das pessoas e a liberdade de imprensa”, afirmou a presidente.
Dilma agradeceu Thomas Traumann pelo ano em que comandou a Secretaria de Comunicação e disse que ambos passaram por “momentos complexos”. “Quero registrar meu profundo agradecimento ao jornalista Thomas Traumann. Jornalista respeitado em todo o país. Ele tem se dedicado a um trabalho difícil, dedicado e exaustivo.Passamos por momentos complexos, mas também alcançamos muitos sucessos.”
Com informações do Globo.com
Tags:
Rádio, SeCom, radiodifusão, Brasília