Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 09 de Abril de 2015 @ 10:52

Exclusivo: Mundo Livre FM conta com um novo transmissor em Curitiba

Curitiba – Aumento de potência foi concretizado no início da noite de ontem (8)

Publicidade
Atualizado - 18h32

Uma novidade importante para o rádio do sul do país. A Mundo Livre FM 93.9 de Curitiba já opera com um novo transmissor, emissora que é controlada pelo Grupo GRPCOM (afiliado à TV Globo no Paraná). O processo de ampliação de sinal era um desejo antigo da emissora, com a finalidade de igualar a cobertura da 93.9 FM em relação às demais FMs mais potentes da capital paranaense, inclusive com a 98 FM 98.9 (emissora “irmã” de grupo da Mundo Livre FM). Segundo informações repassadas ao Tudo Rádio o transmissor de 15kw foi instalado ontem (8) por volta das 18h00, substituindo o equipamento que tinha apenas 2kw. 
 
O Tudo Rádio já recebeu alguns relatos de ouvintes que informaram melhora no sinal da 93.9 FM dentro de Curitiba e também fora da região metropolitana. A intenção da Mundo Livre FM é eliminar as sombras em seu sinal entre a capital e as cidades vizinhas, situação ocasionada pela baixa potência e também pela topografia local (Curitiba está próxima da Serra do Mar, localizada no primeiro planalto paranaense. A cidade conta com um relevo bem ondulado, além de uma grande quantidade de prédios que geram obstáculos aos sinais). Com o novo transmissor a 93.9 FM deve igualar a qualidade de sinal perante as demais rádios mais potentes de Curitiba, situação que pode ampliar a audiência da FM já que interfere na medição do alcance da rádio (há um filtro que acompanha esse impacto na pesquisa do Instituto Ibope).
 
As rádios de Curitiba também contam com uma altitude considerada elevada na comparação com as elevações de regiões próximas. A cidade está acima dos 900 metros de altitude, com boa parte de suas emissoras operando com valores entre 950 a 1.000 metros. Essa característica aliada ao porte técnico das rádios facilitam a “viagem” dos sinais originados na Grande Curitiba, com relatos de sintonia de FMs curitibanas no litoral do estado, norte de Santa Catarina e no sul de São Paulo. A região conhecida como Campos Gerais (interior do Paraná) também é atingida por parte das FMs curitibanas. A tendência é de que a Mundo Livre FM também “caminhe” melhor por essas áreas, além da melhora constatada dentro da cidade.
 
Esse novo porte técnico da 93.9 FM iguala a rádio à 98 FM, sua irmã de grupo. Também é um feito para a trajetória da estação, sendo a maior cobertura da sintonia desde a sua estreia na capital paranaense. A 93.9 FM opera como Mundo Livre desde fevereiro de 2008 (saiba mais) e foi adquirida pelo Grupo GRPCOM em 2006 (estreia da Globo FM, que na época substituiu a Capital FM).

Segundo a própria emissora o aumento de potência veio após uma mudança de classe (de A4 para A2 - saiba mais), cujo novo sistema possibilitou uma potência irradiada de 62kw contra os 7kw de anteriormente.
 
Cobertura em FM – Ouça on-line e veja a cobertura de sinal da Mundo Livre FM e de outras FMs curitibanas. Escolha: Grande Curitiba, Litoral do Paraná, Campos Gerais (PR), região de Guarapuava, Vale do Ribeira (SP) e Litoral norte catarinense / região de Joinville.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Mundo Livre, transmissão, Curitiba

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.