Conforme amplamente divulgado pelo Tudo Rádio o projeto da Rádio Globo passou por uma série de reformulações no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, proposta que também impacta nas afiliadas da marca que estão espalhadas pelo Brasil. Na capital fluminense a movimentação foi mais intensa, já que também contou com a estréia da Rádio Globo através da sintonia 98.1 FM (
saiba mais). Nos últimos meses os investimentos realizados pela cúpula da emissora começaram a surtir efeito na corrida por audiência, medida pelo Instituto Ibope. Esse processo foi acentuado em abril, com a confirmação da Rádio Globo na liderança do gênero “talk” no mercado do Rio de Janeiro. Acompanhe:
Segundo a medição realizada pelo Instituto Ibope e que foi repassada ao mercado na quarta-feira passada (8), a Rádio Globo AM 1220 FM 98.1 assumiu a liderança no segmento “talk-popular” no Rio de Janeiro, superando a concorrente direta Super Rádio Tupi AM 1280 FM 96.5. Isso não acontecia há pelo menos seis anos, desde que as duas passaram a transmitir também em FM. A Rádio Globo cresceu em praticamente todas as horas ao longo da semana e abriu uma vantagem de 10 mil ouvintes na média de todos os dias, 6h às 19h. Na disputa entre as duas emissoras é considerado a soma das audiências das duas faixas: FM e AM. No FM já havia uma forte tendência de alta da Rádio Globo, conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio.
A virada ocorre três meses após o relançamento da Rádio Globo. Em dezembro, quando completou 70 anos, foram apresentados novo slogan, o "Vamos Juntos!", e novos programas, além de músicas e vinhetas renovadas. Em suas ações de marketing, adotou o mascote "Microfonão", que representa a alegria, a interatividade e a prestação de serviço, linhas adotadas pelo novo formato da emissora carioca. Outra novidade decisiva foi a transferência da programação da RádioGlobo para um novo dial, o 98.1 FM (que antes era ocupado pela Beat98 FM). A transmissão em 89.5 FM (que durou desde 2009) foi encerrada em fevereiro passado.
Segundo a Rádio Globo a emissora considera que são muitos os destaques da rádio carioca nos números distribuídos ontem pelo Instituto Ibope, a começar pelo futebol: após anos amargando derrotas para a Tupi e a perda de estrelas como o locutor José Carlos Araújo, retomou a ponta em programas e jogos ao vivo no sábado (entre 17h e 22h) e no domingo (entre 17h e 21h, e entre 22h e 0h). "Show do Antonio Carlos", "Momento de Fé", com Pe. Marcelo Rossi, e "Manhã da Globo", com Roberto Canázio, ampliaram a liderança que já se verificava há meses no horário nobre (6h às 12h). No fim de semana, novos programas, como "Sábado é do Canazio", "Samba Amigo", "Galera da Bola" e "Farofa da Globo", registraram crescimentos expressivos na audiência.
São Paulo
A reformulação do projeto da Rádio Globo também está surtindo efeitos significativos em outras praças, inclusive em locais onde a emissora já mantinha a liderança geral. No caso da capital paulista onde a marca conta apenas com transmissão via AM, a Rádio Globo ampliou seu teto de audiência. O destaque fica para a medição comercial da rádio (06h-19h, segunda à sexta-feira), onde a Rádio Globo AM 1100 da capital paulista possui uma média de 115 mil ouvintes por minuto. Se comparada com as FMs (donas dos maiores volumes de audiência em São Paulo), a Rádio Globo ocuparia a oitava colocação geral do ranking que ontem (9) foi destaque no Tudo Rádio (
clique aqui e veja detalhes).
Em breve o Tudo Rádio informará mais detalhes sobre a medição da audiência no Rio de Janeiro e o panorama das AMs na capital paulista.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Globo, programação, Rio de Janeiro