Quinta-Feira, 09 de Abril de 2015 @ 07:52
São Paulo – Reação da 105 FM de Jundiaí eleva números de rádios acima dessa expressiva marca no ranking comercial
O resultado divulgado ontem (8) ao mercado publicitário e às emissoras de rádio de São Paulo reservou uma série de destaques para quem atua no segmento. Além do “achatamento” da distância entre rádios de diferentes segmentos/gêneros no período 05h-00h (todos os dias e locais), a medição realizada pelo Instituto Ibope também apontou uma evolução no número de estações que possuem mais de 100 mil ouvintes por minuto na média do período 06h-19h (segunda à sexta-feira, considerado o “ranking comercial”). Vale lembrar que no geral o FM paulistano viu uma oscilação negativa na média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado divulgado em março, movimentação ocasionada pelas FMs “populares”. Acompanhe:
A reação vista na média de audiência da 105 FM 105.1 de Jundiaí elevou para nove o número de estações com valores acima dos 100 mil ouvintes por minuto no período 06h-19h (segunda à sexta-feira, trimestre janeiro a março de 2015). A emissora popular que também atua no segmento esportivo (transmite partidas de futebol dos times paulistas) já estava próxima dessa marca no resultado anterior e na atual pesquisa também ganhou uma colocação no ranking comercial. Já o maior avanço na média de ouvintes por minuto no “top 10” foi visto no índice da Rádio Vida FM 96.5, emissora que ocupa a quarta colocação geral em períodos importantes da medição realizada pelo Instituto Ibope.
O panorama também aponta melhoras nos índices das rádios Alpha FM 101.7 (segue como um dos destaques do mercado de rádio de São Paulo, além da ampla liderança no segmento adulto-contemporâneo), Top FM 104.1 (segue em quinto geral e voltou a ampliar a sua média de audiência na capital paulista) e Mix FM 106.3 (líder no segmento jovem/pop, emissora que desde o primeiro semestre de 2014 não opera com 100% de sua capacidade máxima por causa de reformas de ampliação em seu parque de transmissão – saiba mais). A Gazeta FM 88.1 é outra estação que figura entre as FMs acima dos 100 mil ouvintes por minuto no “ranking comercial”.
Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, a Band FM 96.1 assumiu a ponta da tabela no resultado divulgado ontem (saiba mais), inclusive no período “comercial”. Outro detalhe interessante é a manutenção de três rádios com médias superiores a 200 mil ouvintes por minuto na Grande São Paulo, com base no período 06h-19h (segunda à sexta-feira), são elas: Band FM, Transcontinental FM 104.7 e Nativa FM 95.3.
Rádios como Metropolitana FM 98.5 (que voltou ao top 10, com destaque para a melhora em sua média de ouvintes por minuto no período comercial) e 89 A Rádio Rock FM 89.1 são aquelas que seguem próximas da marca dos 100 mil ouvintes por minuto.
Clique aqui e saiba mais sobre o panorama da audiência FM na Grande São Paulo, mercado disputado por 39 estações.
Grande São Paulo – Ouça e veja a lista completa de FMs sintonizadas em São Paulo e região: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.