A rede Mix FM, liderada pela Mix FM 106.3 de São Paulo, que transmite sua programação no gênero pop/jovem para aproximadamente 25 emissoras afiliadas e líder de audiência em seu segmento na Grande São Paulo (dados do Instituto Ibope), se utiliza de sinal do satélite para “linkar” a rede, mas optou por outro sistema redundante utilizando tecnologia nacional. O Strider IP, da Sinteck Next, é utilizado como “plano B” para os casos de interrupção do sinal do satélite e tem apontado uma confiabilidade importante para a operação da rede.
Em um artigo técnico publicado no Tudo Rádio, o engenheiro Luciano Almeida, que trabalha no setor de desenvolvimento de novos produtos na Sinteck Next, destacou o trabalho realizado pelo gerente técnico da Rede Mix, Antonio Rezende. Ele é o responsável pela adoção do novo sistema, para garantir a transmissão da rede. “Não se conhecia nenhuma opção nacional, estavam em questão os codecs americanos e europeus que nos ofereciam”, frisou Rezende.
Segundo o artigo produzido por Luciano, hoje a rede já possui uma grande quantidade de codecs Strider IP funcionando perfeitamente, em alguns casos substituindo diretamente o satélite. O gerente técnico da Rede Mix destacou também a credibilidade do sistema. “Nunca observamos que a linkagem tenha caído, isso porque nossa rede de dados é bem confiável, mas em relação aos codecs, funcionam muito bem”, finaliza Antonio.
Além da internet, é possível também utilizar os codecs Strider IP via rede de dados Wi-Fi, com antenas parabólicas nas frequências de 2.4GHz e também 5.8GHz.
Veja todos os detalhes na coluna “Rede Mix de Rádio usa links Strider IP da Sinteck Next”
clicando aqui.
Sinal FM em São Paulo
A Mix FM deverá apresentar novidades ainda nesse primeiro semestre de 2015. O sistema irradiante da 106.3 FM de São Paulo opera de forma temporária a partir de outro local (região da Paulista/Consolação), fato que limitou a cobertura de sinal da estação entre o começo de 2014 até os dias de hoje (conforme já noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio -
saiba mais). Isso ocorreu devido a uma reforma de grande porte na torre da Mix FM instalada no topo do prédio sede da Mix, na Rua Vergueiro (bairro do Paraíso). A antena ganhou em altura e conta com novos equipamentos para ampliar o sinal na Grande São Paulo, também visando eliminar os pontos de sombras característicos das FMs na capital.
A expectativa é de que a Mix FM ganhe também um novo volume de audiência a partir das medições do segundo semestre, fator motivado pela ampliação do sinal da 106.3 FM.
Rede Mix de Rádio - Ouça e veja a lista completa de emissoras da Mix FM:
clique aqui.
Alcance em FM - Veja o atual alcance da Mix FM e de outras FMs na Grande São Paulo:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Mix FM, rede, Sinteck, São Paulo