A Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP) promoveu na manhã desta terça-feira (14) um café da manhã onde reuniu radiodifusores e representantes do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O encontro foi realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde ocorre a NAB Show 2015, considerado o mais importante evento de radiodifusão e mídia do mundo.
O encontro institucional promovido pela associação paulista, contou com a presença do representante do Ministério das Comunicações, Adolfo Loyola, responsável pelo Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica (DEAA), e Rodrigo Zerboni, presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GiRED), da ANATEL.
A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) também está realizando um evento simultâneo que reúne radiodifusores durante a NAB Show. O SET e Trinta contou também com a participação do responsável pelo GIRED, que afirmou aos mais de 300 presentes no Las Vegas Convention Center que “o governo aposta na Cooperação intersectorial” e que o desligamento só será possível se os setores “trabalham juntos”. Ante um público atento, Zerbone afirmou que “começamos com decisões importantes, estamos no meio do processo, entre elas, qual será a especificação do set-top box que será destinado ao programa bolsa família”, e outros temas importantes, “porque já estamos na conta regressiva para desligar Rio Verde (GO) em novembro”.
Outro dos temas que o responsável do GIRED destacou foi que para que ocorra o fim das transmissões analógicas é preciso atingir o 93% dos domicílios da região estejam aptos à recepção em formato digital, o que será aferido por meio de pesquisa. “Temos que decidir como será medido o atengimento do percentual de 93% porque nossa ideia é que as pessoas continuem usufruindo do sinal de TV aberta” e para isso, entre muitas coisas, “estamos num processo com foco em persuadir a população brasileira a fazer a transição para equipamentos para que possam ter o sinal digital em casa”.
Já na segunda-feira, integrantes do Comitê Técnico da AESP (liderado pelo engenheiro Eduardo Cappia) também participaram da reunião na sala da SET. Na primeira mesa, integraram o presidente da Abert, Daniel Slaviero; da SET Olímpio José Franco; e da Associação Internacional de Radiodifusão Alexandre Jobim, além de outros representantes de entidades de radiodifusão. Na segunda mesa, fizeram mesa a parte de transmissão e apresentação aos canais 5 e 6 da TV analógica, que será usada para acomodar emissoras no chamado dial estendido.
A NAB Show 2015 segue até o dia 16, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A expectativa dos organizadores do evento é que mais de 100 mil pessoas visitem o evento, que é considerado o mais importante do mundo para o setor de radiodifusão.
Tags:
Rádio, NabShow, feira, radiodifusão, São Paulo