Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Domingo, 27 de Agosto de 2006 @ 00:00

Rede América de Rádio chega ao fim

São Paulo - Saiba os detalhes sobre o fim da rádio América de São Paulo. O Tudo Rádio.com apresenta uma materia especial feita por Fernanda Lima, colunista do portal
Publicidade
Matéria especial - Por Fernanda Lima

Esse é um momento de luto para muita gente do AM. E faço parte destas pessoas, por isso queria contar uma pequena história:

Entrei naquele prédio pela primeira vez e subindo as escadas, a primeira imagem que vi foi dele, o senhor de todas as coisas, Jesus Cristo em um quadro pregado na parede da escada que dava para os estúdios. Parecia um aviso, e foi mesmo: a imagem era igual a uma que eu carregava na carteira e eu tive certeza...era ali que eu devia estar.

Uma semana depois, estava eu lá na Rádio América trabalhando. Comecei como rádio-escuta do departamento de jornalismo. Era o meu 1° estágio ainda na época da faculdade de jornalismo e eu já sabia exatamente o que eu queria para minha vida: trabalhar em rádio. Ganhava pouco (pouco até demais) mas na época, topei o desafio e achava “mô” barato a agilidade com que as coisas aconteciam no rádio. Lembro-me até hoje que eu brincava que a rádio América era patrimônio de São Paulo, de tão velha...Era mesmo...tinha mais de 70 anos. A América, foi uma das primeiras rádios não só de Sampa, mas do Brasil.

Fundada em 4 de novembro de 1933 pela Organização Byngton, a Rádio nasceu sob a marca de ser considerada “a estação das grandes iniciativas”. Com o nome original de PRE-7 Sociedade Rádio Cosmos, a emissora teve sua primeira transmissão em 17 de agosto de 1934.

Uma curiosidade sobre a emissora: o criador da pesquisa de audiência (hoje o IBOPE) para rádio, foi o ex-presidente da Rádio Cosmos, hoje América.

A rádio, foi a quinta a ser instalada em São Paulo e os estúdios ficavam na Vila Romana e depois foi para a Avenida São João - o coração de SP. Oito anos depois, mudou o nome definitivamente até hoje, Rádio América.

Ao final do período Vargas, a emissora contou com nomes importantes do cenário nacional como Adhemar de Barros Filho, João Jorge Saad etc. Em 1967, os Paulinos ingressaram na emissora e mudou –se para o prédio aonde está até hoje na Vila Mariana em SP.

Na década de 90, a rádio América conseguiu sucessivos recordes de audiência, sendo que em 1993 completou um ano em segundo lugar entre as emissoras AM´s de SP, chegando a receber da gravadora Werner- Continental, um Disco de Ouro em homenagem a grande divulgação da música brasileira.

Ao longo de toda sua vida, a Rádio América teve grandes nomes importantes do rádio como Ari Barroso, Adoniram Barbosa, Cacilda Becker, Nelson Gonçalves, Augusto Liberato (Atual SBT), Raul Gil (Atual Band), Wagner Montes, César Filho (atual SBT), Carlos Nacimento (atual SBT), Sônia Abrãao (Atual Rede TV!), Ney Gonçalves Dias (Ex- Record), Paulo César Bonaldo, entre muitos outros.

A Rede já teve mais de 100 emissoras afiliadas de sua programação e nos últimos anos, vinha sofrendo com má administração, falta de publicidade e mudanças constantes de programação.

No ano em que trabalhei na emissora, em 2004, ela já vinha de algumas mudanças na coordenação. Com a constante queda em audiência e de anúncios e a troca de funcionários, a emissora não conseguia “firmar” sua posição no rádio de SP.

Grandes profissionais do rádio passaram pela coordenação da emissora como Franco Carlos, Altieris Barbiero, Pedro Vaz, Carlos Roberto entre outros e todos, sem exceção, procuraram levar um conteúdo de qualidade, profissionais competentes e claro, a constante atualização. Porém, ela não suportou o peso...parou no meio do caminho.

Voltando a minha historinha....Ainda em 2004, a maior parte das rádios andava mal das pernas...mas a América estava lá, tentando manter o lugar que sempre foi dela.

Depois, em menos de 2 meses, fui obrigada a ir para o ar...como assim? Eu nem era locutora! Minha função era outra...mas tive que ir para o ar...me lembro como se fosse hoje: entrei no ar pela 1° vez no tradicional programa da Lilian Loy (atual Rádio Record) eu não devia ficar nervosa....mas fiquei. Depois disso, as coisas caminharam rápido demais, comecei a fazer reportagem de rua, cobertura de imprensa, produção de programas..quando vi, eu ia para a rádio quase todos os dias, ás dormia lá de madrugada.

Foi na Rádio América em que surgiu minha grande paixão pelo rádio, pelo respeito aos ouvintes, pelos radialistas e melhor: o respeito aos outros profissionais do meio e pela luta de manter o rádio vivo, sempre! Tenho certeza, que aqueles corredores guardam grandes lembranças para vários colegas e foi lá que muitos aprenderam um pouco mais sobre o veículo mais fascinante do mundo.

Na próxima semana, os outros profissionais que ainda permanecem na rádio serão dispensados. Alguns locutores já sabem que vão sair, e vão fazer seus últimos programas com o aviso de demissão embaixo do braço....tem situação pior que essa?

Os jornalistas da emissora já não estão mais lá. Alguns colegas disseram que provavelmente fiquem alguns operadores só para dar apoio nas transmissões da programação da Canção Nova.

Queria aproveitar e desejar boa sorte a todos os profissionais que por lá passaram e trabalharam com muito amor e dedicação e queria agradecer alguns profissionais que eu tive o grande prazer de conviver na Rádio América: Pedro Vaz ( foi quem me deu a 1° chance!) Evelyn Rodrigues, João Ferreira, Lilian Loy, Marcelo Cardoso, Amaral, Ribeiro, Ramona, Pablo de Moraes, Popó, Valdioney Pereira, Lino Alves, Roberto Mahn, e todos os outros colegas da emissora que não dá para citar todos e em especial ao Marcos Olivares, que me mostrou não só o amor pelo rádio, mas o amor pela vida!

Voltando a vida real, a rádio América tem agora na administração geral a Rede Canção Nova. A partir de setembro, os 1410 KHZ transmitem em definitivo a programação da nova emissora. Chega ao fim a era América.

Especial - O Tudo Rádio.com lançara nesta segunda, dia 28, uma página especial sobre a América, com fotos e a matéria disponível em Coberturas.

Por Fernanda Lima - 27/08/2006
[email protected]

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.