A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) encerra hoje o SET e 30 que ocorre simultaneamente à NAB Show 2015, que está sendo realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos. O evento tem discutido vários assuntos relacionados à digitalização da TV no Brasil e, consequentemente, a liberação dos canais 5 e 6 da TV analógica para a exploração de rádios FMs que migrarão para o chamado dial estendido.
Dentro da SET e 30, ocorreu o Fórum SET, que debateu este ano as tendências da TV mundial e quais as principais decisões que devem ser tomadas nos próximos tempos. A conferência intitulada, “O progresso do Broadcast no mundo” moderada pelo vice-presidente da SET, Fernando Bittencourt contou com a participação de Peter White, presidente da International Association of Broadcast Manufactures (IAMB); Peter Owen, presidente do Conselho da International Broadcasting Convention (IBC); Peter Symes, diretor de Engenharia e Regulações da Society of Motion Pictures and Television Engineering (SMPTE); Reiko Kondo, diretor do Escritório de Informações sobre Tecnologias de Exibição Digitais e Comunicações do Ministério das Comunicações e Relações Internas do Japão, e Peter Bruce, diretor da IABM.
O Tudo Rádio noticiou ontem a realização do café da manhã que foi organizado pela Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), por meio do presidente Rodrigo Neves, e reuniu radiodifusores e representantes do Ministério das Comunicações, da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e de associações como a ABRA, ABRATEL, AIR, ABERT, AERP, entre outras. Segundo o líder do Comitê Técnico da AESP, engenheiro Eduardo Cappia, os representantes assumiram o objetivo de união e de liberdade de imprensa.
Cappia ressaltou a presença do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que fez um discurso altamente otimista durante o café da manhã da AESP. “Ele chamou a atenção para o desafio da transição da TV analógica para o digital e da migração das AMs para o FM. Os processos estão sendo desenvolvidos nos melhores horizontes. Nos momentos de crise é que se deve reafirmar o propósito do trabalho”, frisou Cappia.
A NAB Show 2015 segue até o dia 16, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A expectativa dos organizadores do evento é que mais de 100 mil pessoas visitem o evento, que é considerado o mais importante do mundo para o setor de radiodifusão.
Tags:
Rádio, NabShow, feira, radiodifusão, AESP, SET, ABERT