Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Abril de 2015 @ 15:06

Extra: Apenas 23 das 200 rádios norueguesas têm interesse no encerramento da transmissão em FM

São Paulo – Informação é da Associação Norueguesa de Rádio Local

Publicidade
Um artigo publicado na página da Survivor Radio, assinado por Paul Riismandel, revela que apenas 23 das cerca de 200 rádios comerciais e comunitárias norueguesas devem fazer a transição do sistema analógico de transmissão para o DAB. A informação consta em um relatório da Associação Norueguesa Rádio local (NLF - Norse Lokalradio Forbund em norueguês), publicado nesta quarta-feira.
 
De acordo com o artigo de Riismandel, 200 emissoras comerciais e comunitárias locais que estão fora das quatro maiores cidades do país vão continuar a transmitir na analógica. O relatório foi divulgado devido a repercussão que foi criada na imprensa internacional nos últimos dias com a informação do governo norueguês que o país vai encerrar o serviço de rádio FM em 2017.
 
No entanto, de acordo com o NLF, apenas 23 estações de rádio locais em Oslo, Bergen, Trondheim e Stavanger, juntamente com as principais emissoras nacionais, farão a transição do analógico para transmissão DAB digital. O grupo também destaca um relatório recente do governo que diz que apenas 19% pretendem ouvir as transmissões DAB, abaixo dos 50% fixado como um pré-requisito para a mudança.
 
Aparentemente, o switch-off analógico ainda precisa da aprovação no parlamento norueguês, onde tem o apoio da maioria. A oposição é baseada em reivindicações de grupos como o NLF dizendo adoção do DAB foi estimulado por lobby do Digitalradio Norge AS, e não pela procura dos consumidores. Isso deve soar familiar para os críticos de rádio de HD nos EUA. Há também a preocupação de que os motoristas estrangeiros de toda a Europa, onde a penetração DAB é muito menor, não terão acesso ao rádio ao visitar as principais cidades da Noruega.
 
Já nos Estados Unidos há diálogos para a ampliação da faixa FM, assim como será feito no Brasil. Os norte-americanos também estão com interesse de ter a faixa estendida, de 76 FM a 108 FM. 
 
Além disso, o Tudo Rádio publicou uma notícia nesta semana informando que a Associação Nacional de Radiodifusores dos Estados Unidos (NAB) solicitou à Apple a inclusão do receptor de FM nos celulares da marca iPhone. 
 
No Brasil, o processo de migração das AMs para o dial FM segue conforme o que foi planejado inicialmente. Nas próximas semanas, o Ministério das Comunicações deve publicar mais uma consulta pública envolvendo os estados que aguardam o processo.
 
FM estendido e funcionamento do FM - Saiba como anda o processo de migração e como é organizado o FM no Brasil. Escolha: Dados técnicos do FM brasileiro e/ou Migração das AMs para a faixa FM.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, Nab, DAB, sistema, FM, iPhone

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro do Comitê Jurídico da AESP e da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.