Um artigo publicado na página da Survivor Radio, assinado por Paul Riismandel, revela que apenas 23 das cerca de 200 rádios comerciais e comunitárias norueguesas devem fazer a transição do sistema analógico de transmissão para o DAB. A informação consta em um relatório da Associação Norueguesa Rádio local (NLF - Norse Lokalradio Forbund em norueguês), publicado nesta quarta-feira.
De acordo com o artigo de Riismandel, 200 emissoras comerciais e comunitárias locais que estão fora das quatro maiores cidades do país vão continuar a transmitir na analógica. O relatório foi divulgado devido a repercussão que foi criada na imprensa internacional nos últimos dias com a informação do governo norueguês que o país vai encerrar o serviço de rádio FM em 2017.
No entanto, de acordo com o NLF, apenas 23 estações de rádio locais em Oslo, Bergen, Trondheim e Stavanger, juntamente com as principais emissoras nacionais, farão a transição do analógico para transmissão DAB digital. O grupo também destaca um relatório recente do governo que diz que apenas 19% pretendem ouvir as transmissões DAB, abaixo dos 50% fixado como um pré-requisito para a mudança.
Aparentemente, o switch-off analógico ainda precisa da aprovação no parlamento norueguês, onde tem o apoio da maioria. A oposição é baseada em reivindicações de grupos como o NLF dizendo adoção do DAB foi estimulado por lobby do Digitalradio Norge AS, e não pela procura dos consumidores. Isso deve soar familiar para os críticos de rádio de HD nos EUA. Há também a preocupação de que os motoristas estrangeiros de toda a Europa, onde a penetração DAB é muito menor, não terão acesso ao rádio ao visitar as principais cidades da Noruega.
Já nos Estados Unidos há diálogos para a ampliação da faixa FM, assim como será feito no Brasil. Os norte-americanos também estão com interesse de ter a faixa estendida, de 76 FM a 108 FM.
Além disso, o Tudo Rádio publicou uma notícia nesta semana informando que a Associação Nacional de Radiodifusores dos Estados Unidos (NAB) solicitou à Apple a inclusão do receptor de FM nos celulares da marca iPhone.
No Brasil, o processo de migração das AMs para o dial FM segue conforme o que foi planejado inicialmente. Nas próximas semanas, o Ministério das Comunicações deve publicar mais uma consulta pública envolvendo os estados que aguardam o processo.
Tags:
Rádio, Nab, DAB, sistema, FM, iPhone