Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O processo de migraçăo AM-FM está avançando e ocupando mais espaços no FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM). Isso é…

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Abril de 2015 @ 07:46

Panorama: Rádio Gaúcha acirra disputa pelo topo. Rádio Alegria continua crescendo em Porto Alegre

Porto Alegre – Pesquisa também passa a contar com a Rádio 88,7 FM de Novo Hamburgo e outras FMs da região

Publicidade

O meio FM de Porto Alegre está bastante movimentado no mês de abril. O motivo é a disputa por colocações em várias frentes e segmentos da medição de audiência. No geral o FM da capital gaúcha sofreu com uma forte redução na sua média de ouvintes por minuto na comparação com o resultado divulgado em março, após meses de altas consideráveis. O ranking foi repassado às agências e emissoras assinantes e o cruzamento desses dados com os seus respectivos destaques você acompanha na sequência (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2015):

A disputa pela liderança geral em Porto Alegre nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira) tende a aumentar. A Rádio Gaúcha FM 93.7 viu uma ligeira melhora em sua média de ouvintes por minuto, além da distância que a separa da líder 104 FM 104.1 diminuir (rádio que acompanhou a tendência de queda do meio FM). Apesar de seguir na vice-liderança geral nesses períodos do FM, a Rádio Gaúcha alcançou marcas históricas para a sua operação no FM de Porto Alegre: a rádio é líder no alcance máximo, filtro que mede o impacto/alcance de uma rádio na população local perante um determinado período de tempo. Na soma das faixas AM e FM (já que a Rádio Gaúcha também opera em 600 AM) a rádio supera o volume da 104 FM no período 05h-05h (todos os dias e locais), conforme informado pela assessoria de FM.

Apenas duas rádios apresentaram variações positivas na média de ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais). Além da Rádio Gaúcha a outra emissora que obteve um crescimento foi a Rádio Alegria FM 92.9 de Novo Hamburgo. Detalhe: o maior avanço em números absolutos da pesquisa foi dela, com mais de 3 mil novos ouvintes adicionados em sua média por minuto. A Rádio Alegria vem de uma sequência positiva na Grande Porto Alegre, cravando atualmente um de seus melhores desempenhos de audiência. A Alegria está mais próxima da quinta colocada geral, posição defendida pela Atlântida FM 94.3 (líder no segmento jovem/pop). Eldorado FM 97.5 segue em terceiro geral e a Cidade FM 92.1 em quarto.

Na sequência o ranking aponta a Mix FM 107.1 em sétimo geral, seguida pela líder no segmento adulto-contemporâneo, a Continental FM 98.3. A Antena 1 FM 89.3 recuperou a nona colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais) e é acompanhada de perto pela Itapema FM 102.3, rádio que fecha o “top 10” do ranking FM gaúcho. Ipanema FM 94.9, Rádio Grenal FM 95.9, Liberdade FM 104.9 (agora em 96.7 FM) e Novo Tempo FM 99.9 aparecem próximas do “top 10”, ampliando assim a disputa por colocações na Grande Porto Alegre.

Mais novidades: a Rádio 88,7 FM 88.7 é outra emissora sediada em Novo Hamburgo que passa a ter os seus dados discriminados na pesquisa (antes estava no item “outras”), começando na 15ª colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais). A emissora popular/hits aparece à frente de rádios como Rádio Guaíba FM 101.3 (cresceu na comparação com a pesquisa anterior), BandNews FM 99.3 e Rádio Pampa FM 96.7 (estação que deixou o dial FM no último dia 16 – saiba mais). Em vigésimo outra novidade: a Felicidade Gospel / Grêmio Rádio Umbro FM 90.3 (leia sobre esse projeto).

Outras FMs apareceram na pesquisa, com audiências computadas em determinadas áreas da Grande Porto Alegre. São elas: Viva FM 90.7 de Montenegro, Unisinos FM 103.3 de Novo Hamburgo, Rádio Sol FM 107.3 de Rolante, Univates FM 95.1 de Lajeado e a Cruzeiro FM 91.5 de Glorinha (essas duas últimas com as médias zeradas). De 21 FMs o ranking passou para 27.

Clique aqui e saiba mais sobre o “Novo Critério Brasil”.

> Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Girando o dial

Saiba o que é sintonizado na Grande Porto Alegre e ouça ao vivo cada projeto de rádio: clique aqui


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h ŕs 12h e das 14h ŕs 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.