Especial: Sistema RDS ganha espaço nas rádios brasileiras e avança por diferentes regiões
Você conhece o RDS (Radio Data System)? Caso não, provavelmente já chegou a ter algum tipo de contato com ele, principalmente em receptores de rádios instalados em celulares com FM e também nos carros. O sistema RDS permite o envio de mensagens curtas para os rádios dos ouvintes, geralmente é utilizado para publicar o nome da emissora sintonizada em FM. E essa plataforma que está presente no Brasil há pelo menos 20 anos tem crescido no número de emissoras adeptas à ferramenta, atenta ao grande número de receptores comercializados que possuem o RDS como uma opção básica. E o cenário do RDS é ampliado entre rádios do interior do país, após uma maior presença nas FMs sediadas em capitais.
Liberdade de Imprensa é celebrada em sessão solene na Câmara dos Deputados
Em sessão solene realizada nesta terça-feira, 28, para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, parlamentares e representantes de entidades de comunicação social alertaram sobre os perigos que propostas de controle da mídia trazem à liberdade de imprensa e de expressão no país. O presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), declarou que o parlamento é frontalmente contrário a qualquer forma de regulação da mídia. “A imprensa tem na liberdade o seu próprio fundamento. Controlada ou amordaçada perde ao mesmo tempo o seu caráter e sua função”, afirmou.
Exclusivo: Lui Riveglini é a nova voz-padrão da Rádio Estadão
O radialista, locutor e narrador Lui Riveglini é a nova voz-padrão da Rádio Estadão FM 92.9 AM 700 de São Paulo. O trabalho já está disponível para a audiência da emissora paulista, com estréia ocorrida no dia de hoje (29). A locução de Riveglini na Rádio Estadão marca o retorno da voz do profissional ao rádio paulistano, cuja última passagem ocorreu através da Transamérica FM 100.1 de São Paulo (e rede), após uma consultoria artística prestada à emissora jovem. Na ocasião Lui chegou a gravar vinhetas e chamadas para a Transamérica (portadora “Pop”, de perfil jovem). A voz do profissional pode ser acompanhada na abertura dos jornais, boletins e blocos especiais da Rádio Estadão.
Rede Maisnova estreia nova emissora em Santo Ângelo nesta quinta-feira
A Rede Maisnova estreia mais uma afiliada nesta quinta-feira no interior do Rio Grande do Sul. A partir das 11 horas, entra no ar a Maisnova FM 94.5 de Santo Ângelo, emissora que será a 11ª a integrar a rede, que já está presente em Caxias do Sul (geradora), Garibaldi, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Pelotas, Sarandi, Soledade, Vacaria e Vila Flores. Numa abrangência de quase 3 milhões de habitantes, com a entrada da nova emissora, a Maisnova vai poder ser sintonizada em mais de 200 municípios do Estado.
Berzoini diz que Governo tem compromisso com liberdade de expressão e aponta expansão da "Radiocom"
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou há pouco que um eventual marco regulatório para as comunicações deve assegurar liberdade de expressão e liberdade da atividade jornalística. Ele participa de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. A discussão do marco foi anunciada no início do governo pela presidente Dilma Rousseff, mas enfrenta resistência da própria base governista no Congresso e não avançou.
Cronistas esportivos irão eleger o gol mais bonito do Gauchão
A Associação Gaúcha dos Cronistas Esportivos (Aceg) irá entregar três premiações durante a festa Melhores do Gauchão 2015, em 4 de maio, na sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Uma delas, chamada Gol de Placa, irá eleger o gol mais bonito do campeonato e, para isso, a entidade conta com indicações dos profissionais do setor. Integrantes da Aceg e da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc) serão orientados por email a participar da votação, que receberá indicações até às 10h de 4 de maio. Outro troféu a ser entregue é o Aceg Fairplay, que tem por objetivo estimular a prática do esporte na sua mais pura expressão, sem violência ou atos que possam prejudicar o adversário.
Mudança de frequência da MEC FM vai ocorrer no dia 10 no Rio de Janeiro
A Rádio MEC FM 98.9 do Rio Janeiro vai mudar de frequência no próximo dia 10 de maio (dia de aniversário de 32 anos da emissora). A alteração do canal já estava prevista no Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, a emissora vai deixar os tradicionais 98.9 FM, frequência na qual operou por 32 anos. “A troca de frequência ocorre por razões técnicas, de organização do espectro FM na capital fluminense”, explica o gerente-executivo de Engenharia e Operações da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renato Favilla, que faz a gestão da emissora.