Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 12 de Maio de 2015 @ 10:52

Panorama: CBN realiza especiais em sua grade para comemorar os 20 anos em Curitiba

Curitiba – Aniversário foi completado no último dia 5 de maio. Emissora foi a primeira emissora jornalística em FM no Paraná

Publicidade
A CBN FM 90.1 de Curitiba completou 20 anos de trabalhos ininterruptos no Paraná, marca alcançada no último dia 5 de maio. Para comemorar essa importante marca a emissora conta com vários especiais espalhados por sua grade sobre a trajetória da CBN e a importância do projeto para a capital do estado. A emissora está no ar desde 1995 em 90.1 FM, sendo que nos primeiros anos de atuação no Paraná a afiliada curitibana da CBN contou com uma dobradinha de transmissão entre AM e FM, operando também em 550 AM. Também foi a primeira estação de Curitiba a contar com áudio via internet, estréia virtual ocorrida em 1996.
 
No ar desde 1995, a CBN de Curitiba substituiu a Estação Primeira FM, projeto de rádio local que era voltado ao gênero musical “rock”. Paralela a sua estréia no FM a CBN passou a transmitir sua grade via canal de áudio na NET (TV por assinatura), também em 1995. Foi a primeira estação de jornalismo a operar em FM no Paraná, sendo fundada localmente pela empresa Inepar em parceria no formato de afiliação com o Sistema Globo de Rádio. Já nos primeiros anos a CBN alcançou uma posição de destaque na corrida pela audiência qualificada/segmentada e também no mercado publicitário local. A transmissão em AM persistiu até 1999, quando a 550 AM iniciou a sua trajetória como Rádio Banda B (líder isolada na audiência AM da Grande Curitiba, dados do Instituto Ibope).
 
Em 2004 o grupo J.Malucelli adquiriu o controle da CBN, promovendo uma nova fase que juntou a operação da 90.1 FM com a Rádio Globo AM 670, no ar desde setembro de 2003. Nessa época ocorreram novos investimentos na emissora, além da manutenção do amplo alcance de sinal da CBN em 90.1 FM (rádio classe E3 e com cerca de 110kw irradiados a partir da região do bairro Cristo Rei, chegando à diferentes localidades do interior do Paraná, litoral, norte de Santa Catarina e sul de São Paulo). 
 
Atualmente a CBN passa por algumas mudanças pontuais, com a presença de Nilson Rosa na direção da afiliada (profissional que nos últimos anos comandou a BandNews FM 96.3, concorrente direta a 90.1 FM, apesar das duas estações serem operadas localmente pelo grupo J.Malucelli). Nas últimas medições de audiência na Grande Curitiba a CBN tem melhorado aos poucos o seu desempenho nos principais períodos da pesquisa do Instituto Ibope.
 
Especiais de 20 anos
 
A CBN de Curitiba promove uma série de especiais em sua grade e também na internet. São materiais que contam a trajetória da emissora, além de reportagens marcantes que foram cobertas pela equipe de jornalismo da 90.1 FM. Destaque também para o áudio que conta os “acertos e erros” do início da trajetória da CBN na capital paranaense. Todos esses materiais podem ser acompanhados na grade da FM e também no portal www.cbncuritiba.com.br .
 
No FM
 
Outro detalhe importante relacionado a CBN de Curitiba é a estréia da afiliada já em FM. Na época a rede estava restrita à afiliadas que operavam na faixa AM, com exceção da cabeça de rede CBN FM 90.5 de São Paulo que estreou em 1991 já em FM (apesar de manter até hoje a operação em 780 AM). 
 
CBN no dial – Ouça on-line e veja o alcance da CBN, além de outras FMs paranaenses. Escolha: Grande Curitiba, Litoral, Norte de Santa Catarina, Campos Gerais (PR) e sul de São Paulo.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, CBN, aniversário, jornalismo, Curitiba, rede

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.