O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, propôs a realização de um amplo debate para atualizar a legislação do setor de radiodifusão. "Achamos da maior relevância que o Brasil discuta de maneira democrática, sem preconceito, sem sectarismo, qual é a legislação que pode atender à plena eficácia do que está previsto na Constituição."
O ministro participou, nesta terça-feira (12), de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, onde apresentou as prioridades do Ministério das Comunicações para os próximos anos. Berzoini apontou que o ministério já está realizando ações internas para desburocratizar o processo de novas outorgas de rádio e TV.
Ele citou a criação de um grupo de trabalho dentro do ministério, com participação de segmentos do setor de radiodifusão, para buscar soluções e modernizar a tramitação dos processos de outorgas. "Isso vale tanto para a radiodifusão comercial, quanto para a educativa e a comunitária. Todos são vítimas dessa burocracia lenta e custosa para o Estado."
Berzoini disse que, se necessário, o grupo de trabalho vai propor mudanças na lei e o governo quer contar com o apoio do Congresso Nacional para implantar essas mudanças. "É inadmissível um processo tramitar por 10, 15 anos no ministério e no Congresso. A desburocratização vai resultar em mais transparência e menos espaço para influência de caráter político."
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags:
Rádio, ministro, Berzoini, regulação, mídia, Brasília