Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Maio de 2015 @ 10:54

Especial: BandNews FM completa hoje 10 anos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre

São Paulo – Rádio está com uma extensa lista de ações especiais para marcar a data, programação especial que atinge todas as emissoras da rede

Publicidade

Uma das principais redes jornalísticas do Brasil está completando hoje (20) dez anos de operações ininterruptas nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, praças que foram as primeiras a receber o sinal da BandNews FM. Criada em 2005 pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, a BandNews FM foi a primeira rede jornalística a operar apenas em FM (sem transmissões na faixa AM), sendo que toda a sua linguagem foi adaptada a esse tipo de mercado, priorizando a qualidade do áudio e também a cobertura local que está intercalada ao jornalismo nacional. Aos poucos a BandNews FM evolui em audiência, conquistando públicos de diferentes idades devido o seu formato abrangente nos temas e na linguagem jornalística.

A emissora iniciou as suas operações à meia-noite do dia 20 de maio de 2005, com as inaugurações das emissoras BandNews FM 96.9 de São Paulo (substituiu a popular Sucesso 969 FM, originada da tradicional Rádio Cidade FM), BandNews FM 94.9 do Rio de Janeiro (antiga Fluminense FM, com passagens como Jovem Pan FM e Jovem Rio FM entre a década de 90 e o início dos anos 2000), BandNews FM 99.3 de Porto Alegre (substituiu a popular/hits Band FM) e BandNews FM 89.5 de Belo Horizonte (no lugar da Band Minas FM, voltada ao segmento adulto-contemporâneo). Na época o jornalista Carlos Nascimento (convidado para ser um dos cabeças do projeto, na época âncora da TV Bandeirantes) apresentou a nova rede durante as estréias nas quatro capitais citadas.

Hoje a BandNews FM possui uma grande influência entre o público interessado em rádio-jornalismo, também atuando no segmento esportivo (com destaques para as transmissões de partida de futebol e Fórmula 1). Em mercados como o do Rio de Janeiro e de Curitiba a rede é líder de audiência do segmento “all-news” em FM (Instituto Ibope), além de ter evoluções constantes em outras praças (com destaque para São Paulo). Desde os primeiros anos o jornalista Ricardo Boechat virou uma das principais atrações da emissora, comandando a faixa nobre de jornalismo em FM na BandNews FM (07h30 às 9h15, em rede nacional). Também é reconhecida pelos prêmios que costuma ganhar na mídia especializada, com sua programação, âncoras e colunistas sendo constantemente premiados.

Além das quatro primeiras FMs inauguradas no dia 20 de maio de 2005, a BandNews FM também conta com as seguintes emissoras: BandNews FM 99.1 de Salvador (8 de agosto de 2005), BandNews FM 96.3 de Curitiba (2 de janeiro de 2006), BandNews FM 90.5 de Brasília (19 de junho de 2007) e BandNews FM 101.7 de Fortaleza (11 de março de 2013). A rede também teve passagens pelas cidades paulistas de Campinas e Ribeirão Preto, porém desde 2013 o projeto ficou voltado exclusivamente às capitais.

Comemorações de 10 anos

Desde o início do ano a BandNews FM tem apresentado ações especiais para celebrar seus 10 anos e, no mês do aniversário, essas atividades se intensificaram. O âncora Ricardo Boechat tem visitado as cidades que compõem a rede BandNews FM para transmissões junto aos ouvintes. O jornalista já esteve em Brasília, Curitiba e Salvador e, no dia do aniversário da emissora, apresentou o noticiário a partir das 7h30 direto do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, recebendo convidados especiais como os músicos Frejat (Barão Vermelho) e Falcão (O Rappa).

Em São Paulo, Eduardo Barão comandou a transmissão de aniversário em um estúdio montado no vão livre do MASP. Ao longo de todo o dia, passarão pelo estúdio localizado na Avenida Paulista convidados como o lutador de MMA, Cigano, a banda Sambô e os músicos Naldo e Tulipa Ruiz. Na quinta-feira, Boechat e Barão apresentam o principal noticiário da emissora direto do MASP das 7h30 às 9h30. Ainda na capital paulista, a rádio apresenta jornais direto do Butantan Food Park até o final da semana. Passarão pelo estúdio avançado da emissora na zona oeste da cidade os cantores Lenine e Zizi Possi, a atriz e voz padrão da BandNews FM Jacqueline Dalabona, o músico Antônio Nóbrega e o crítico musical Zuza Homem de Mello, criador da plástica moderna e marcante da emissora. Durante toda a semana, colunistas da rádio, referências nas suas áreas de atuação, como Monica Bergamo, Vicky Bloch e Rosely Sayão, estarão presentes na programação em participações especiais, nos estúdios da emissora.

A BandNews FM leva ao ar ainda um especial inspirado no quadro “BandNews Desde Criancinha”, que abre espaço para os pequenos analisarem os principais assuntos do país e do mundo de uma forma espontânea e bem humorada. No aniversário, as crianças falam o que pensam sobre a rádio e seus jornalistas, além de contar como é para elas fazerem parte dessa história de uma década.

Ao longo do mês, a BandNews tem levado ao ar depoimentos de ouvintes falando sobre a relação deles com a emissora. Como a rádio faz parte do dia a dia deles? Como e quando começaram a ouvir? O que mais gostam? A rádio também abre o microfone para personalidades como Maria Rita, Tite, Muricy Ramalho, Viviane Senna, Erasmo Carlos, Alceu Valença, entre muitas outras, parabenizarem a emissora. A BandNews FM também relembra vozes que fizeram parte desses 10 anos como Paulo Autran, Juca de Oliveira, Ruy Castro, entre outros nomes.

E a comemoração continua na próxima semana. O âncora Ricardo Boechat visitará Fortaleza, no dia 25, e Porto Alegre, no dia 27 (saiba mais).

Rede BandNews – Ouça e veja a lista de emissoras da rede BandNews FM: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Trajetória, BandNews FM, aniversário, especial, Ricardo Boechat, capitais, São Paulo, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.