A partir desta quinta-feira (21), os moradores da capital e de mais 27 municípios de São Paulo começam a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta no Estado. A partir de 21 de maio de 2016, as emissoras dessas cidades passam a transmitir exclusivamente o sinal de TV digital. Mais informações sobre a campanha do desligamento estão disponíveis no site da Anatel.
Os telespectadores que recebem o sinal analógico verão nas suas telas, em alguns momentos do dia, o símbolo da televisão analógica (inicialmente a letra "A", que depois se abre, formando a palavra "Analógico"), acompanhado de uma mensagem de alerta sobre o futuro desligamento desse tipo de transmissão.
O assunto foi tema dos últimos eventos voltados à radiodifusão. Na SET Sul, que foi realizada em Curitiba na semana passada, foi exposto que o sistema analógico só será desligado a partir de Brasília caso 93% da população tenha condição de receber o sinal digital (ou seja, que tenham um aparelho com receptor de TV digital entre aqueles que consomem o conteúdo de televisão via sinal terrestre / ar). Caso esse número não seja atingido até o prazo estipulado, o processo e o cronograma deverá ser revisto.
O projeto piloto será realizado em Rio Verde, no estado de Goiás. Por lá, o levantamento aponta que o percentual está próximo do estimado em cada praça para verificar o desligamento em cada localidade.
A Associação de Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP) também abordou o assunto na “Retrospectiva NAB Show”, na semana passada, por meio do Comitê Técnico da associação. O desligamento da TV analógica é importante para o rádio, pois está ligado diretamente à migração das rádios AMs para o dial FM. Os canais 5 e 6 da TV analógica serão usados para alocar algumas rádios, no chamado dial estendido.
Tags:
Rádio, migração AM, Minicom, Brasília