Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 29 de Maio de 2015 @ 07:51

Tag Wake/Ibope e Shoutcast apontam Antena 1 como líder de audiência na internet

São Paulo – Dados são relacionados à acessos ao player e “streaming” da 94.7 FM de São Paulo

Publicidade

Pelo quinto ano consecutivo a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo foi apontada como a emissora mais ouvida na internet. Os dados foram obtidos no ranking Tag Wake, medido pelo Instituto Ibope. Outro serviço que reforça essa tese é o diretório de streaming Shoutcast, que contabiliza o número de conexões simultâneas aos servidores das rádios que utilizem esse sistema de transmissão (mas precisam estar com esses dados habilitados). Segundo o “release” enviado pela Antena 1 o streaming de áudio já representa 40% do total do público da emissora paulistana.

Segundo o comunicado a audiência da rádio é composta em sua maioria por ouvintes das classes A e B acima de 25 anos, mas cada vez mais a Antena 1 se aproxima do público jovem, que sintoniza a programação online por meio de vários gadgets: smartphones, computadores e tablets. “Esse grupo é formador de opinião e está antenado nas novidades do mundo da música”, afirma Bruna Garcia, gerente de marketing da estação. “Ele encontra na Antena 1 uma rádio que dita tendências, em vez de apenas segui-las”.

O release aponta que maior número de sintonizações da emissora acontece durante o horário comercial, com uma duração média de seis horas diárias. “O streaming possibilita que o rádio saia do carro ou de dentro casa; a maior parte dos ouvintes fica ligada na Antena 1 no trabalho”, comenta Bruna.

A emissora também anuncia o início do trabalho virtual para outras praças, iniciando o projeto através do Recife (capital pernambucana deixará de contar com a Antena 1 em FM – saiba mais). Segundo a rede a marca contará com produtos e opções para ouvintes e clientes do Recife.

O acesso é feito pelo portal www.antena1.com.br ou através de outros diretórios/portais. No caso do acesso via Tudo Rádio o player redireciona à página da emissora, auxiliando as rádios nesses números de acessos. No diretório de acessos aos “players” do Tudo Rádio (https://tudoradio.com/radios) a Antena 1 está entre as rádios mais buscadas e ouvidas no portal. A informação está na capa do portal, além das listagens da sessão Rádios Ao vivo.

Concentração dos acessos auxilia a Antena 1 nessa marca

Alguns pontos auxiliam a Antena 1 à quebrar essas marcas de acessos ao áudio on-line. A rádio possuí dois pontos de streaming no Shoutcast (um para acesso ao portal da rádio e o outro para aplicativos móveis), com audiência aberta no ranking do diretório. Porém boa parte das emissoras não utilizam esse sistema e, quando utilizam, não possuem suas audiências medidas no diretório por utilizarem outros protocolos de transmissão. Dependendo do “encoder” utilizado para o Shoutcast, a audiência não aparece no diretório público. Há aquelas que também utilizam servidores Icecast (outro diretório), Wowza Media Systems, entre outros formatos de transmissão on-line. As estatísticas dessas emissoras podem ser medidas pelo Ibope ou por ferramentas do Google Analytics.

Outro fator interessante é a concentração dos acessos dos ouvintes da rede Antena 1 nos pontos de São Paulo, já que as demais redes brasileiras incentivam ou obrigam que as afiliadas mantenham seus streamings ativos, inclusive com páginas dedicadas às emissoras de cada praça. Isso pulveriza a audiência on-line entre as emissoras dessas redes. No caso da Antena 1 a maioria dos afiliados não estão com streaming ativo, ou os pontos não são divulgados (caso das emissoras próprias da rede).

Além disso a Antena 1 investe há anos em sua representação na internet, com destaque para as campanhas realizadas em várias mídias que remetem ao portal da emissora. Também é destaque a estabilidade dos canais de áudio da Antena 1 na internet, sempre on-line. Porém a emissora também tem investido no dial FM, como incremento do RDS em São Paulo e nos últimos anos a aquisição de uma estação no Vale do Paraíba (Antena 1 FM 89.3 de São José dos Campos). As frequências e os dados de audiência FM também são amplamente divulgados pela Antena 1.

Rede – Ouça on-line e veja a lista de emissoras ligadas à Antena 1: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Antena 1, audiência, São Paulo, internet, streaming

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.