Foi encontrado morto na manhã do último sábado (23) o radialista Djalma Santos da Conceição, apresentador do programa Acorda Cidade, da rádio comunitária RCA FM 87.9 de Conceição da Feira, cidade que fica na região chamada de Recôncavo Baiano. A vítima, de 53 anos, morava no bairro Santa Luzia, em Conceição da Feira. O corpo dele foi encontrado no povoado de Timbó, na zona rural do município, por volta das 7h.
Segundo informações publicadas no site São Gonçalo Agora, o irmão de Djalma informou que três homens encapuzados sequestraram o radialista, por volta das 23h do dia anterior, no quiosque dele, no município de Governador Mangabeira, enquanto realizava uma roda de samba. Ele contou que Djalma foi colocado à força dentro do porta-malas de um veículo branco pelos homens, que fugiram.
A polícia acredita que o crime foi praticado com requintes de crueldade. O radialista teria sido torturado e depois executado. Segundo os policiais, foram deflagrados 15 tiros contra ele, que atingiram olho direito, perna, tórax, abdômen e queixo.
O radialista Djalma Santos era conhecido por ser muito polêmico. Segundo informações do São Gonçalo Agora, a família afirmou que ele recebia ameaças constantemente. O corpo do apresentador foi levado para Departamento de Polícia Técnica de Santo Amaro da Purificação.
A Abert divulgou nota solicitando às autoridades baianas uma rigorosa investigando para a solução do assassinato do radialista.
Veja a íntegra da nota
Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) solicita às autoridades da Bahia uma investigação imediata e rigorosa sobre o assassinato do jornalista Djalma Santos da Conceição, apresentador do programa “Acorda Cidade”, da rádio comunitária RCA FM.
Conhecido por Djalma Batata, o radialista denunciava crimes e sofria ameaças de morte constantes.
Djalma foi assassinado com cerca de 20 tiros, após ser sequestrado durante a madrugada do último sábado (23), no município de Conceição da Feira.
Segundo a polícia, ele estava em um bar quando três homens encapuzados chegaram, dispararam tiros e o levaram do local. O corpo foi encontrado no distrito de Timbó, zona rural de Conceição da Feira.
A Abert lembra que os crimes contra profissionais de comunicação são uma afronta ao livre exercício do jornalismo e ao pleno direito da sociedade à informação.
DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente
Tags:
Rádio, assassinato, Conceição da Feira, rádio comunitária