Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Junho de 2015 @ 17:05

Abert reafirma preocupação com o cronograma de desligamento da TV analógica

Brasília – Processo vai viabilizar a migração de rádios AMs para o chamado dial estendido

Publicidade
A Abert reafirmou, nesta terça-feira (2), durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, as preocupações com o cronograma de desligamento da TV analógica no Brasil. Em novembro de 2015, o município goiano de Rio Verde será o primeiro a contar apenas com o sinal digital e até novembro de 2018, os transmissores analógicos serão desligados em todo o país. O desligamento acontecerá mesmo que 7% da população de cada município brasileiro não tenha os aparelhos atualizados para o sinal digital.  
 
Para o diretor geral da Abert, Luís Roberto Antonik, há alguns desafios que devem ser superados antes de haver o switch off da TV analógica. “É preciso garantir a manutenção do serviço de TV aberta e gratuita para todo o país. Garantir que toda a população tenha acesso ao conversor digital, se necessário, e à antena externa para captação e recepção do serviço de TV. Não podemos esquecer que em 2016 teremos eleições municipais e Olimpíadas e os brasileiros não podem ficar sem TV. Os desafios são enormes.”
 
Antonik alertou ainda para a possibilidade de interferência do sinal 4G na TV digital. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração. “Se aproximarmos um celular 4G de um aparelho de TV digital, o sinal da televisão simplesmente poderá desaparecer, haverá um apagão”, disse.
 
Também o presidente da Abratel, Luís Cláudio Costa, e o senador Walter Pinheiro (PT-BA) manifestaram a mesma preocupação. Segundo Rodrigo Zerbone, presidente do GIRED, Grupo de Implantação da Digitalização da TV, a possibilidade de interferência é pequena, se forem instalados filtros. Ele destacou a importância do grupo para que todo o processo de digitalização seja realizado da maneira menos traumática e acrescentou que Anatel, Ministério das Comunicações e emissoras estão trabalhando em conjunto para instalar uma rede complementar de antenas e retransmissoras que garantam a totalidade da cobertura do país.
 
Luis Roberto Antonik ressaltou também a necessidade de um programa de desburocratização por parte do Ministério das Comunicações para que as retransmissoras de TV possam ser digitalizadas. Segundo ele, isso pode ajudar na universalização da TV. O secretário de Comunicação Eletrônica do Minicom, Emiliano José, reafirmou que o desligamento da TV analógica apenas ocorrerá se a meta estipulada de 93% de domicílios capazes de receberem o serviço digital for alcançada. Ele lembrou que já foi definido que as famílias participantes do programa Bolsa Família receberão o conversor e a antena para que possam continuar tendo acesso à TV aberta e gratuita.
 
Também participaram da audiência pública o presidente da EBC Nelson Breve e o executivo da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) Antônio Carlos Marteletto.
 
Com informações da Abert
 
Tags: Rádio, migração AM, Minicom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.