A Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) está realizando no Rio de Janeiro o seu 10º Congresso Nacional da Federação Interestadual dos Radialistas. Várias entidades que representam os radialistas estão participando do evento que começou nesta quarta-feira (24) e segue até o próximo sábado.
Entre as entidades que estão presentes está a Associação Nacional dos Radialistas (ANRÁDIO). O presidente da entidade, Hélio Corrêa, ressaltou a importância do evento. "Trata-se de uma excelente oportunidade, onde no mesmo ambiente estaremos juntos, profissionais da radiodifusão e representantes das entidades classistas criadas com a exclusividade de proporcionar o engrandecimento e trazer mais dignidade a categoria", avalia Corrêa.
Na semana passada, representantes da diretoria da Fitert foram recebidos em audiência pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, para discutir questões de interesses dos radialistas brasileiros. Na pauta, a necessidade de abertura de diálogo frente às dificuldades nas fiscalizações pelo descumprimento da lei 6.615/78 e seus decretos, demissões em massa anunciadas por diversas empresas, a demanda de recadastramento dos profissionais que atuam no mercado de trabalho do radialismo, formação e capacitação para atuar na categoria com respeito à regulamentação profissional.
A Fitert ressalta que defende como política emergencial o indeferimento de todos os certificados e atestados de capacitação profissional emitidos por sindicatos ou federações duvidosas, além da abertura de uma investigação pelos órgãos competentes da invasão bases sindicais. Além disso, a Fitert defende que sejam fechadas as brechas como a deixada pela Lei 6.615/1978 ao permitir a emissão do atestado de capacitação profissional por sindicatos e federações, o que permite que pessoas sem qualificação ou formação se tornem "formadores de consciência" ao atuar na comunicação social sem o devido respeito aos preceitos profissionais, o que, em hipótese alguma, deve ser considerado como cassação da liberdade de expressão.
Tags:
Rádio, Fitert, congresso, radialista, Rio de Janeiro