A Jovem Pan AM 620 de São Paulo produziu uma reportagem especial sobre a final da Copa do Mundo de 1950, entre Brasil e Uruguai, disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O material, denominado ‘A Copa que nunca acabou’, relembra a derrota da seleção brasileira para o time do Uruguai, 65 anos depois e que foi disputada no Brasil.
A produção da reportagem é do jornalista Thiago Uberreich. O ouvinte irá conferir ainda em ‘A Copa que nunca acabou’, depoimentos dos ex-jogadores Barbosa, Zizinho, Bigode e Bauer e do então técnico da seleção Flávio Costa (todos já falecidos) e também de Alcides Ghiggia, o carrasco uruguaio em 1950. “As entrevistas foram feitas em 1999, na época, para meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo”, conta Uberreich.
Apesar da derrota, a seleção goleou durante a Copa neste ano a Suécia e a Espanha. O repórter Thiago Uberreich encontrou a narração da partida contra os espanhóis que era considerada perdida. “Há 15 anos estava atrás dessa gravação. Um colecionador no Rio de Janeiro a disponibilizou em troca de outra gravação rara - a do jogo entre Brasil e Hungria, da Copa de 54. Durante todos esses anos de pesquisa os museus sempre se mostraram burocráticos para liberar seu acervo, já que, na minha opinião, tudo deveria estar acessível ao público.”
A matéria especial ‘A Copa que nunca acabou’ irá ao ar nos dias 14, 15 e 16 de julho, durante o Jornal da Manhã, com sonoplastia de Reginaldo Lopes. “Apesar da derrota humilhante de 7 a 1 do Brasil na Copa de 2014, o fracasso de 1950 jamais será esquecido”, garante Uberreich.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Jovem Pan AM, reportagem especial, copa do mundo, São Paulo