Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2015 @ 19:12

Rádio Difusora de Assis chega aos 74 anos neste mês

Assis – Emissora é uma das mais antigas ainda em operação no Brasil

Publicidade
A Rádio Difusora AM 1140 de Assis vai completar 74 anos em operação ininterrupta neste mês de julho. A rádio entrou no ar oficialmente no dia 23 de julho de 1941 e é uma das que solicitaram a migração para o dial FM, assim como a sua concorrente, a rádio Cultura AM 1020 de Assis. Conforme tabela publicada nesta sexta-feira pelo Tudo Rádio, as duas emissoras irão para o FM estendido (76.1 FM a 88.7 FM).
 
Considerada uma das mais antigas do interior de São Paulo, entrou no ar depois que uma companhia circense chegou a Assis com uma novidade, um transmissor RCA VICTOR, que servia para anunciar a chegada do circo na cidade. Pessoas da alta sociedade foram até o dono do circo e a família Mercadante ofereceu o melhor valor adquirindo assim o transmissor, que se transformou na Rádio Difusora.
 
A emissora entrou no ar quando o rádio ainda não era um veículo de comunicação de massa, reuniu profissionais de alto nível técnico e conseguiu vencer as dificuldades iniciais. Dotada deste pequeno transmissor de apenas 100 Watts, a emissora funcionou, inicialmente, em uma garagem nos fundos da Casa Cunha (secos e molhados) na Rua Floriano Peixoto. Ainda na década de 40 a sede da emissora foi transferida para o atual prédio, na esquina da Av. 9 de Julho com a Rua Gonçalves Dias, no centro da cidade.
 
No período do pós-guerra, a emissora centralizava os interesses culturais de Assis, principalmente nas áreas de teatro e música. Dessas atividades, surgiu a ideia de se criar na cidade, o Conservatório Musical Santa Cecília. Flávio de Campos foi o primeiro locutor famoso de Assis, sua voz forte mostrava um talento incrível. Além dele, Javert de Oliveira, Ary Ferreira da Costa e muitos outros deixaram o município e fizeram sucesso em emissoras de grandes centros.
 
A década de 50, nos anos dourados do rádio, a novidade era a Rádio Novela. Foi nesta década ainda que a emissora deixou de ser local para fazer parte da Rede Piratininga de Rádio, adquirida pela família Leuzi. Em meados de 1960, a Difusora deixou de integrar a rede Piratininga e voltou a ser uma emissora local.
 
Atualmente, a emissora ainda mantém programas tradicionais e jornalísticos que marcaram a sua história, como o Rotativa Sonora e também opera hoje com 10 mil watts de potência, abrangendo um raio em torno de 150 quilômetros ao redor de Assis.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, aniversário, Difusora, Assis, migração

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.