A Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro iniciou em julho uma movimentação em direção à Baixada Fluminense. A emissora vai direcionar sua programação para a populosa região com programas, quadros, entrevistados e até transmissão de cidades da região.
Sob o comando de Marcos Gomes (Coordenador da Rádio Nacional RJ), a empresa, que faz parte do Grupo EBC de Comunicação, estreitará seus laços com a região. “A Nacional fala muito sobre a cultura da capital carioca, já passou da hora de mostrarmos aos nossos ouvintes o que está acontecendo aqui do lado, na cultura da Baixada Fluminense”, explica Gomes. “Temos um projeto, que é incluir de uma vez por todas a Baixada como parte da nossa programação. Falamos até sobre o Araguaia, mas não falamos sobre Duque de Caxias, que fica a 20 minutos da rádio”, completa.
Os primeiros passos da Rádio Nacional em direção à Baixada começaram em junho, através da articulação com alguns produtores culturais. Entre as parcerias, está o Site da Baixada, que será o veículo de mídia parceiro na região. “O Site da Baixada nos fornecerá conteúdo, contatos, será nossa ponte aqui na Baixada Fluminense”, explica Marcos Gomes. O SB tem acompanhado e indicado diversas articulações para o projeto se tornar realidade, além de ter criado o link “Plantão” especialmente para facilitar a produção dos diferentes programas da rádio – e por extensão o acesso às notícias mais recentes aos seus leitores.
No início de Julho, a Rádio Nacional recebeu o professor Gênesis Torres (presidente do Forum Cultural da Baixada Fluminense), o compositor Sergio Fonseca e o produtor Fábio Mateus (diretor do EncontrArte), para discutir os reflexos da nova distribuição de verbas da cultura do Estado na Baixada. Desde então, a Nacional tem inserido chamadas para acontecimentos na Baixada Fluminense dentro da programação.
O objetivo da rádio é que as notícias da Baixada Fluminense componham o conteúdo de maneira natural, porém o quanto antes. Bem-humorado, Marcos Gomes é categórico: “de uns tempos pra cá, só recebo gente no meu escritório se o termo ‘Baixada Fluminense’ estiver no assunto da conversa”.
A partir da próxima semana, a Rádio Nacional inicia o quadro “Estação Baixada – a vida cultural da Baixada Fluminense” toda quinta-feira às 21h40, dentro do programa “Sintonia Rio” apresentado por Amaury Santos. O quadro está sob o comando do editor do Site da Baixada, Wesley Brasil, que levará um resumo da programação do Guia da Baixada.
O ponto alto do projeto será a ida da rádio para transmitir sua programação a partir da própria Baixada Fluminense. A partir das 10h com o Programa Tema Livre, a Nacional ficará instalada até a Voz do Brasil (19h). Nestes dias, todos os programas terão participação de artistas da região, assim como temas de interesses para a própria Baixada.
A primeira cidade será Mesquita (agosto), que contará com a transmissão de dentro da Escola Brito Elias e link ao vivo na Praça Elizabeth Paixão. A segunda cidade será Nova Iguaçu (setembro) e a terceira Duque de Caxias (outubro). De novembro a fevereiro as transmissões farão uma pausa, com retorno em março.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Nacional, Rio de Janeiro, EBC