Curiosidade: Transcontinental e SulAmérica Trânsito são captadas em quatro estados
As regiões Sul e Sudeste do país estão vivendo uma espécie de “veranico” desde a semana passada, com temperaturas atípicas para a época do ano. E mais: tempo seco e céu aberto são alguns dos destaques da meteorologia. E o que isso tem relacionado com rádio? Propagações. Nos últimos dias algumas FMs paulistas estão quebrando as divisas estaduais, sem contar com retransmissoras ou repetidoras. Rádios como SulAmérica Trânsito FM 92.1 e Transcontinental FM 104.7 estão sendo captadas por diferentes ouvintes entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, impulsionadas pelas propagações características dessa época. A incidência é maior na faixa litorânea, mas também atingem os planaltos paulista e mineiro.
Vice-presidente da IHeart Media confirma presença no 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Andrew Jeffries, vice-presidente de programação da iHeart Media, empresa que reúne o maior número de estações de rádio AM e FM nos Estados Unidos - são 850 - confirmou presença no 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro, em Brasília. Ele vai participar do painel “Os desafios para adaptar a radiodifusão à convergência digital e às novas tecnologias”.
Panorama: Ibope Media divulga infográfico que detalha o consumo de rádio no Brasil
O Ibope Media divulgou mais detalhes sobre a pesquisa do consumo de rádio no Brasil, baseada nas medições regulares feitas pelo instituto em 13 importantes regiões metropolitanas do país. Segundo publicado anteriormente pelo Tudo Rádio, o Ibope aponta que 89% da população brasileira consome o meio rádio e agora detalha essa utilização do veículo por parte de seus ouvintes. O levantamento aponta alguns detalhes que explicam o atual momento de alguns universos de rádio nessas 13 regiões metropolitanas brasileiras, além de traçar um perfil do ouvinte e dos hábitos de consumo do meio.
Prêmio Acaert de Jornalismo bate recorde de inscrições
O Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão, 9ª edição, recebeu a inscrição de 990 trabalhos, quebrando, desta forma, o recorde de participação. Estão concorrendo profissionais de Rádio e Televisão, publicitários das agências com sede ou representação em Santa Catarina, além de estudantes de jornalismo e publicidade.
Exclusivo: CBN estreia no dial AM de Manaus e Rádio Estadão surge em FM
Conforme antecipado pelo Tudo Rádio, entrou em operação em Manaus nesta terça-feira (4) a CBN Amazônia. Na capital amazonense, a rádio está ocupando a frequência AM 1440, que era da rádio Baré AM, e terá mais de 30 horas semanais de conteúdo local. Além disso, a emissora também deixou de operar em FM 91.5, dando lugar à Tiradentes News FM, rádio que está como afiliada da rede jornalística liderada pela Rádio Estadão FM 92.9 de São Paulo.
Rádio tem o direito de crítica com base na liberdade de imprensa garantida
A 4ª Câmara de Direito Civil manteve decisão que julgou improcedente pedido de indenização moral a duas pessoas que tiveram seus nomes expostos em matérias de rádio do sul de Santa Catarina. Os demandantes seriam sócios de uma empresa envolvida em processo licitatório supostamente ilícito. A primeira divulgação foi sucedida de duas outras: a leitura de um boletim de ocorrência que relatou que um dos apelantes foi até a emissora e quebrou um vidro a socos, além de ameaçar o locutor. A outra nota foi em resposta a texto publicado em jornal por um dos autores contra a rádio.
Anatel publica resultado de consulta pública sobre a migração das AMs em Minas Gerais
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nesta quarta-feira, (5), no Diário Oficial da União (DOU) o resultado da consulta pública sobre a migração das emissoras AMs para o dial FM. A chamada foi feita em Consulta Pública nº 13 de 3 de junho. O diário confirma exclusões de rádios ociosas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. O procedimento de efetivação da consulta pública praticado pelo Ato Anatel Nº 4919, de 3 de agosto valida as alterações propostas na Consulta Anatel Nº 13/2015. De acordo com o ato publicado nesta quarta-feira, 85 canais do atual PBFM foram excluídos para dar lugar a 91 novos. A exclusão dos canais levou em conta a extinção de canais vagos FM, para os quais não havia Edital de Concorrência Pública, nem emissoras outorgadas.