Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2008 @ 12:44
Campinas – Emissoras piratas interferem na freqüência da Educadora em alguns pontos da região metropolitana
A Educadora FM 91.7 de Campinas está sofrendo com algumas interferências ocasionadas por emissoras clandestinas. Como se já não bastasse o dial FM apertado da região metropolitana, área atingida por cerca de 50 emissoras legalizadas, a Grande Campinas concentra um número elevado de rádios piratas. A maioria dessas emissoras ilegais estão operando em freqüências próximas das rádios comerciais da região.
Em Jaguariúna uma rádio clandestina de programação evangélica interfere no sinal da Educadora FM 91.7. A rádio jovem campineira tem interesses comerciais e de audiência na cidade que é vizinha a Campinas. O mesmo ocorre em outras áreas da região metropolitana e a Educadora não é a única vítima. Rádios como Cidade FM 92.5, Laser FM 93.3 e Nova Brasil FM 103.7 também enfrentam a pirataria em algumas áreas da Grande Campinas.
O problema mais clássico continua com a Mix FM 97.5. O sinal da rádio é praticamente nulo no centro de Campinas devido a localização de sua torre (em Itupeva), mas o principal vilão nessa história é uma rádio pirata evangélica instalada na freqüência 97.7 FM. Essa rádio clandestina pode ser sintonizada em praticamente toda a cidade e algumas áreas da região metropolitana.
A pirataria continua forte no estado de São Paulo apesar das apreensões realizadas nos últimos meses. Entre Campinas e São Paulo não é possível determinar um número exato de rádios clandestinas instaladas nessa região. Em algumas situações as altas potências irradiadas das rádios comerciais de São Paulo, Campinas e Jundiaí não ajudam contra as fortes rádios clandestinas. As regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos e outras áreas importantes do estado também sofrem com o elevado número de rádios piratas.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.