Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 25 de Agosto de 2015 @ 15:11

Testes no dial estendido para migração das AMs completam um ano em São Paulo

São Paulo – Frequência 84.7 FM retransmite a programação da Jovem Pan AM

Publicidade
A fase de testes do chamado dial estendido (que abrange os canais 76 FM a 88 FM – correspondentes aos canais 5 e 6 da TV analógica) completa um ano nesta semana. A transmissão em 84.7 FM foi iniciada no dia 29 de agosto do ano passado e tem a Jovem Pan AM 620 como modelo e é feita em parceria com a Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP). O processo de consultas públicos continuam, faltando apenas o estado do Rio Grande do Sul e a confirmação dos canais em São Paulo.
 
A Jovem Pan AM obteve uma autorização do Ministério das Comunicações para iniciar os testes em FM estendido, com operação a partir da Avenida Paulista em São Paulo. A transmissão foi iniciada no dia 29 de agosto com sintonia em 84.7 FM. Na primeira etapa a rádio operou com baixa potência (inicialmente com cerca de 200 watts), porém esse número foi sendo aumentado de forma gradual. 
 
Mesmo com a realização dos testes, ainda não há previsão formalizada pelo Ministério das Comunicações do início da migração no país. Os testes realizados pela Jovem Pan terá um papel importante nesse processo da migração das rádios AMs para o FM estendido. 
 
Através desse procedimento é possível acompanhar a propagação do sinal da estação nessa faixa, estrutura que estará devidamente orientada para não gerar interferências em canais de televisão da Grande São Paulo, Grande Campinas e da Baixada Santista. A faixa do chamado “FM estendido” é a mesma utilizada pela TV analógica, sistema que está próximo do desligamento devido a total migração para a sintonia digital (prazo que já passou por uma série de mudanças e hoje está previsto para ser iniciado em 2015 e finalizado em 2018).
 
SET Expo 2015 vai debater sobre a migração
 
O Tudo Rádio está acompanhando “in loco” os painéis que envolvem o rádio no SET Expo 2015, que está sendo realizado na capital paulista. A migração das AMs será tema de palestras nesta quarta-feira (26), que foi instituído como o Dia do Rádio no evento. Os participantes terão acesso a três painéis temáticos mediados por Eduardo Cappia (Migração do Rádio AM - FM às 11 horas); Marco Túlio às 13h30 mediando os Desafios do Rádio Online e José Mauro Ávila, às 15h30, finalizando com Infraestrutura de rádio.
 
O SET Expo 2015 é realizado de 23 a 27 de agosto (congresso) e de 25 a 27 de agosto (feira) no Expo Center Norte / Pavilhão Vermelho (São Paulo).
 
Cobertura: Clique aqui para ler as notícias já publicadas sobre o SETExpo 2015 (em atualização) 
 
Twitter: Clique aqui para ver as publicações do Tudo Rádio sobre o SETExpo 2015
 
Clique aqui e saiba mais sobre a migração das AMs para o FM

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração AM, Jovem Pan AM, SET Expo, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.