Segunda-Feira, 25 de Agosto de 2008 @ 15:42
São Paulo - Google briga nos Estados Unidos para utilizar freqüências radiofônicas inativas
Produtores prevêem problemas se o Google decidir levar em frente seus planos de petição à FCC para abrir parte do espectro de radiofrequência americano. Os fabricantes de equipamentos wireless e produtores de eventos estão preocupados com a guerra contra o Google e seus esforços para abrir o chamado "espectro branco", um espaço de radiofreqüência pouco utilizado nos Estados Unidos.
A empresa de internet deseja utilizar o espaço vago entre bandas de ultra-alta frequências de canais de televisão e deu início a uma campanha intitulada "Free the airwaves" (Liberem as ondas) na internet, pressionando à Comissão Federal de Comunicações que a deixa utilizar o espectro, o que - segundo a companhia - poderia trazer uma revolução nos serviços sem fio na internet.
Os produtores argumentam que o resultado poderia ser desastroso. Os equipamentos de áudio wireless poderão encontrar interferência considerável a partir de dispositivos pessoais à procura de conectividade sem fio com o espectro branco já utilizado pelos equipamentos de áudio high-end.
Fonte: AD News / Abert
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.