A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançará no dia 15 de setembro o programa Mosaico, que tem como objetivo automatizar todo o sistema de credenciamento, cálculo de cobertura e interferência das emissoras de rádio e TV. O sistema funcionará em fase de teste por aproximadamente 15 dias e sua apresentação será oficializada durante o 27º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.
O Mosaico é um sistema único e integrado com a plataforma de dados e informações de todos os cadastrados e usuários, possibilitando o acompanhamento dos processos. O uso de ferramentas de engenharia de telecomunicações para cálculo de interferência e cobertura deverá garantir mais funcionalidades administrativas para processos de cadastramento, licenciamento de estações e estudos técnicos.
De acordo com o Superintendente de Fiscalização da Anatel, Yroá Roblêdo Ferreira, o sistema automático evitará os erros do cadastramento manual. “O mosaico poderá ser avaliado pelos usuários para constatar a praticidade e facilidade que o sistema proporcionará. O objetivo principal é trazer mais agilidade e transparência para a consulta”, disse Yroá.
Além disso, a Anatel também tem novidades em sua quadro diretivo. O conselheiro Rodrigo Zerbone ocupará a vice-presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A decisão foi divulgada na última sexta-feira (4), no Diário Oficial da União. A função, antes ocupada por Marcelo Bechara, estava em aberto desde o mês de agosto. Além do cargo, Zerbone também preside o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).
Com informações da Abert
Tags:
Rádio, Anatel, processo, Brasília, radiodifusão