Quinta-Feira, 10 de Setembro de 2015 @ 15:13
São Paulo – “Briga” entre Mix FM e Metropolitana está acirrada, fruto de ações realizadas pelas duas rádios
Hoje (10) o mercado de rádio de São Paulo acompanhou a divulgação de mais um resultado da audiência FM na capital e região metropolitana, com base na medição realizada pelo Ibope Media (junho a agosto/2015). Os dados foram repassados pelas emissoras assinantes, veículos que passam a trabalhar os números perante o mercado. E o segmento “jovem/pop” volta a gerar destaque na pesquisa, assim como ocorreu na medição divulgada em agosto. A Mix FM 106.3 reassumiu a liderança nesse gênero, após ser superada pela Metropolitana FM 98.5 na pesquisa anterior. E a disputa dá sinais de continuar acirrada nos próximos meses. Acompanhe:
Com o meio FM oscilando negativamente, a Mix FM registrou uma média de audiência muito próxima do número cravado pela estação na medição passada (05h-00h/todos os dias e locais), apresentando uma ligeira melhora neste quesito. A rádio também viu um crescimento mais expressivo em sua média no “ranking comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira). Isso foi o suficiente para a Mix FM retomar a nona colocação geral em períodos importantes, além da liderança em seu segmento. Porém a Metropolitana FM continua muito próxima da atual líder, mercado que prevê a manutenção desta disputa acirrada para os próximos resultados.
Para manter essa briga em alto nível, as duas emissoras tem investido de forma considerável em promoções e eventos. Tanto a Mix FM, como a Metropolitana FM, estão com vários planejamentos ativos em São Paulo, como shows de artistas nacionais e internacionais, premiações especiais, ações de rua, interação com seus públicos através dos principais canais sociais da internet, investimentos em programação, entre outras práticas que auxiliam no bom momento vivido pelas duas rádios.
As duas emissoras também vislumbram com voos maiores, principalmente no ranking geral de audiência. O meio FM recuou, diminuindo a distância que separa as duas FMs jovens em relação às demais estações que ocupam o “top 10”. A ausência de sinal da Rádio Vida FM 96.5 (fora do ar desde junho) também pode mudar esse perfil na disputa por colocações.
Também existe a expectativa de retorno do sinal da Mix FM para a torre da Vergueiro. Desde o primeiro trimestre de 2014 a 106.3 FM é transmitida a partir de uma estrutura reserva localizada na Avenida Paulista. A Mix FM esteve realizando reformas em sua estrutura, contando agora com uma nova torre no topo de seu prédio, localizado no Paraíso.
Projetos em alta
A capital paulista também viu a manutenção da liderança da Band FM 96.1 (agora com mais folga no topo), o crescimento da Alpha FM 101.7, Jovem Pan FM 100.9, BandNews FM 96.9, Feliz FM 92.5, entre outros destaques que serão notícia no Tudo Rádio a partir de amanhã. Acompanhe matéria por matéria, agora com mais detalhes sobre os planejamentos de cada estação perante os cenários de audiência.
Sinal da 106.3 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da Mix FM na Grande São Paulo e arredores. Escolha: Grande São Paulo, Grande Sorocaba, Grande Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira / Litoral Sul.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.