O “V Seminário Mato-grossense de Rádio – “A Participação e a Influência da Mulher no Rádio Brasileiro”, realizado na última sexta-feira (25) reuniu autoridades, jornalistas, radialistas, publicitários, professores, estudantes de comunicação social, representantes de emissoras de rádio da capital e do interior. A abertura do evento contou com o tradicional “café da roça”, organizado por extensionistas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e lançamento do livro Agricultura Familiar em Números. O seminário foi realizado no auditório do “Espaço Cultural Liu Arruda” do Tribunal de Contas do Estado, em Cuiabá.
O diretor do Escritório do Rádio e organizador do seminário, Jurandir Antônio Francisco, destacou que o objetivo foi valorizar o veículo como meio de acesso à informação, cultura e entretenimento, além de debater medidas de fortalecimento do rádio. O evento contou uma programação diversificada com palestras, mesa redonda e apresentações culturais, além da entrega do “Troféu Nhô Boró” a profissionais que ajudaram a construir a história do rádio em Mato Grosso. “Quase que um sonho pela realização do quinto ano consecutivo do seminário, estou muito feliz”, destaca Jurandir.
O diretor da Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva, comenta que o rádio é o veículo de comunicação presente no meio rural, a forma mais utilizada para obter informações, entretenimento e até orientações técnicas. Ele lembra que a Empaer, por meio do setor de comunicação, durante alguns anos levou o programa de rádio para as comunidades rurais com objetivo de auxiliar os produtores no cultivo de várias culturas e criação dos animais.
Homenagens
Durante o evento foram homenageadas as mulheres que destacaram para o fortalecimento do rádio no Estado. São elas: Lila Martins Spadoni (Radiodifusora- Cuiabá), Shirley de Souza Ocampos, (radialista, jornalista e advogada), Maridalva Amaral Vignardi (Radiodifusora – Cáceres), Clênia Gonçalves Lima (Radialista - Barra do Garças), Nelma Celina Campos Fernandes, (Radiodifusora - Colíder), Maria Lucimar Sesmilo (Radialista/ Rondonópolis).
O engenheiro florestal da Empaer, Antônio Rocha Vital, responsável pela compilação dos dados para elaboração do livro, destacou a importância das informações para atender o agricultor. Os dados mostram que Mato Grosso possui 104,3 mil núcleos de agricultura familiar, sendo 61,9 mil assentamentos rurais e 42,4 mil agricultores tradicionais. Conforme Rocha, agricultores familiares são aqueles que detêm qualquer título de posse da terra e executam o trabalho com a mão de obra da família.
Este ano, o tradicional “café da roça” contou com a participação das extensionistas, Natanagilda Castrillon e Lindelzi Limal que ofereceram aos participantes vários tipos de sucos, geléias, pães, patês, bolos, rosquinhas e outros. A maioria dos produtos são preparados com alimentos produzidos no meio rural. Desde o primeiro seminário do rádio, a Empaer tem sido parceira do evento.
Com informações do Folha Max
Tags:
Rádio, seminário, radiodifusão, Cuiabá