Terça-Feira, 02 de Setembro de 2008 @ 10:01
Campinas – O interior de São Paulo, em especial a Grande Campinas, estão prestes a receber novas rádios em FM
Considerado um dos maiores dials do Brasil, o dial da Grande Campinas está prestes a receber novas concessões de rádio em FM, congestionando ainda mais a radiodifusão local. A área é ocupada por várias cidades de pequeno, médio e grande portes, aumentando o número de concessões em FM. O grande problema é a proximidade de algumas estações no dial, gerando ainda mais interferências em todas as faixas de freqüências.
O exemplo mais clássico de “bagunça” no dial fica por conta da proximidade entre duas rádios potentes, como no caso da Clip FM 88.7 de Indaiatuba e a Notícia FM 88.9 de Americana. Em Campinas as duas rádios brigam por um espaço no dial, mesmo que as duas peguem bem, ocorrem algumas interferências. Mas esse é um exemplo clássico. A região de Campinas acompanhou novidades semelhantes a essa situação ocorrida entre as rádios Clip e Notícia.
Campinas receberá em pouco tempo o sinal da Bandnews em 106.7 FM, sendo uma concessão da própria cidade. Perto dali, em Pedreira, será autorizada a utilização da freqüência 106.5 FM, de classe C. Essa nova concessão leva o nome de Rede Metropolitana, sendo a mesma que conquistou uma nova concessão em Sumaré (colada a Campinas) em 106.3 FM, podendo conflitar com a Mix FM 106.3 de São Paulo nas regiões de Indaiatuba. Vinhedo, Valinhos e parte de Campinas. A 106.3 de Sumaré e a 106.5 de Pedreira poderão ocasionar interferências entre si em Campinas e especialmente em Paulínia.
Em Holambra será inaugurada uma rádio em 88.3 FM, sendo mais uma concessão de baixa potência, porém essa emissora será instalada em uma faixa de freqüência que não deverá causar interferências em outras rádios, talvez uma pequena e pouco provável “briga” com a Jovem Pan 2 FM 88.1 de Mogi Guaçu. Já em Mogi Mirim, cidade que abriga a potente Transamérica Hits FM 93.9, receberá mais uma FM através da freqüência FM 107.1, rádio de caráter educativo que poderá conflitar com a popular Cabocla FM 107.3 de Artur Nogueira.
Santa Bárbara do Oeste (no lado oposto da Grande Campinas) também receberá mais uma rádio de baixa potência, em 94.7 FM, podendo conflitar com a Estrela FM 94.5 de Jaguariúna. A cidade já abriga a educativa e adulta Cultura FM 95.9, rádio que já é conhecida nas cidades de Americana, Limeira, Sumaré e em algumas áreas de Piracicaba e Campinas.
A potente Educadora FM 91.7 já enfrenta uma situação semelhante com o que poderá ocorrer em algumas áreas do interior paulista. Mais ao sul, pela Rodovia Dom Pedro, a apenas 40km de Campinas a rádio é “esmagada” pelas presenças das rádios Jovem Pira FM 91.5 de Piracaia e a novidade Mix FM 91.9 de Atibaia. A Vox FM 90.3 e a Jovem Pan 2 FM 89.9 enfrentam a força da Gospel FM 90.1 de Jundiaí em várias áreas de Campinas.
Monte Mor, próxima a Campinas, receberá em breve a sua primeira concessão em FM 97.3, conflitando diretamente com as potentes Mix FM 97.5 de Campinas (cuja torre está em Itupeva, município próximo a Monte Mor) e a Deus é Amor FM 97.3 de São Paulo, com torre em Mairiporã.
Outra rádio que poderá causar problemas a Bandnews FM 106.7 e interferir com a nova concessão de Mogi Mirim (educativa em 107.1 FM) é a nova estação que Limeira deverá receber em 106.9 FM, rádio que deverá sair do papel a partir de 2009. Algo que poderá “aliviar” o dial local e criar uma “harmonia” entre todas essas concessões é a estréia do rádio digital no país, tecnologia que deverá evitar interferências entre canais.
Confira o dial de Campinas e de outras cidades da região e entenda melhor o panorama local. Veja as listas de rádios que atingem Campinas, Americana, Limeira, Piracicaba, Indaiatuba, Rio Claro e Mogi Guaçu.
Essa nota tem o apoio do radionauta “Marcelo G”, de Campinas.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.