A menos de uma semana para o prazo final dado às retransmissoras de televisão (RTVs) manifestarem interesse em continuar prestando o serviço no sinal digital, o Ministério das Comunicações recebeu a manifestação de apenas 2,7 mil de um total de 7 mil. As RTVs primárias e secundárias interessadas devem se manifestar até o dia 19 de outubro, acessando o Formulário de Interesse – FI.
Das 4 mil retransmissoras secundárias que já foram pareadas e incluídas no Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital - PBTVD , apenas 2 mil manifestaram interesse. A ABERT reforça que tais emissoras também devem se manifestar, sob pena de perderem o direito de continuar a prestação do serviço na tecnologia digital.
A determinação está na portaria 4.287 do Ministério das Comunicações, publicada dia 22 de setembro, que regulamenta os procedimentos de transição dessas estações para o sinal digital. Um dos requisitos para continuar em funcionamento é a manifestação do interesse pela retransmissora de televisão. A baixa adesão tem preocupado a ABERT e os órgãos reguladores.
Vale ressaltar que nas grandes regiões metropolitanas, como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, os canais 5 e 6 serão destinados para a acomodação das rádios AMs que irão ocupar o chamado dial estendido, que vai de 76 FM a 87 FM. A previsão é que a migração ao dial estendido comece logo após o switch off da TV analógica.
Com informações da Abert
Tags:
Rádio, migração AM, Minicom, TV Digital, Brasília