Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Como você, ouvinte de rádio via streaming, classifica esse serviço oferecido pela sua emissora preferida?

Enquete

Sábado, 06 de Setembro de 2008 @ 08:12

Segundo turno pode bagunçar ainda mais o dial

São Paulo – Segundo turno pode criar uma confusão na cabeça dos ouvintes das grandes cidades

Publicidade

Você já notou que algumas emissoras da sua cidade transmitem uma propaganda eleitoral gratuita diferente das demais FMs presentes no dial. Correto? São as rádios que foram obrigadas a transmitirem a propaganda eleitoral do seu município de origem, ou seja, local oficial de suas concessões, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio em agosto. Mas você já parou para pensar como será isso se houver segundo turno?

Segundo turno nas eleições só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores. Isso livra muitas FMs de cidades vizinhas a transmitirem qualquer propaganda política durante esse período, já que a maioria das concessões que migraram para as grandes cidades pertencem a municípios pequenos e médios, com menos de 200 mil eleitores. Mas isso pode bagunçar regiões como a Grande São Paulo, onde a maioria das cidades são populosas.

Tomamos duas concorrentes como exemplos: A 89 FM 89.1 com sede em São Paulo, mas concessão de Osasco e a Metropolitana FM 98.5, concessão e sede na capital paulista. Se acontecer segundo turno em São Paulo a Metropolitana segue com o horário político. Porém enquanto ocorre isso na capital, existe a chance de que em Osasco não ocorra segundo turno, liberando a 89 da propaganda eleitoral. Claro que o quadro inverso pode ocorrer ou as duas continuam transmitindo o horário eleitoral em caso de segundo turno nos dois municípios.

Se Diadema resolver tudo no primeiro turno e São Paulo não, as rádios Nativa FM 95.3 e Mix FM 106.3 seguem com suas programações musicais, dando um passo a frente a concorrência nessa faixa de horário. Se Guarulhos também resolver tudo no primeiro, a Tupi FM 104.1 fica livre da obrigação e assim vai com cada município e rádio, conforme o andamento das eleições.

E tem quem vai ficar livre de qualquer jeito do segundo turno. São rádios de São Paulo que pertencem a municípios com menos de 200 mil eleitores. Três rádios da antiga CBS (atual Rede Mundial) já estarão livres da obrigação em outubro, são elas: Terra FM 98.1 (concessão de Itatiba), Deus é Amor FM 97.3 (Mairiporã) e Kiss FM 102.1 (Arujá). Clique aqui e confira a lista das rádios paulistanas e suas respectivas origens.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.