Os funcionários que atuam pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram entrar em greve a partir desta terça-feira (10). A decisão foi tomada em assembleia realizada na quinta-feira passada (5) e abrange as quatro praças de atuação da empresa, em São Paulo, Rio de janeiro, Brasília e São Luís.
Segundo a nota do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, “em negociação desde o mês de setembro, a empresa se manteve intransigente em oferecer zero de reajuste para as cláusulas econômicas. Os trabalhadores, por sua vez, mantiveram a contraproposta de 9,43%, referente ao IPCA do período. Na última rodada a empresa refez a proposta, oferecendo um reajuste de 2,5% para este ano e 2,5% para 2016 e fazendo valer a Convenção Coletiva de Trabalho por 2 anos”.
Já o sindicato fluminense informa que os profissionais também aprovaram o envio de uma carta à presidente Dilma Rousseff e ao ministro das Comunicações, Edinho Silva. De acordo com a carta, os trabalhadores cobram “respeito aos trabalhadores, ao caráter público da EBC e sua importância para a democratização da comunicação no Brasil”.
A Empresa Brasileira de Comunicação foi criada no ano de 2007 para gerir as emissoras públicas federais. Produz e transmite programação de interesse público com conteúdo educativo, informativo, cultural e de entretenimento ligado à promoção da cidadania.
A assembleia de greve está agendada para hoje (10) a partir das 12h30 na sede da EBC.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, EBC, greve, salários, assembleia