Em sua terceira edição, a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB) revelam os finalistas do Prêmio de Jornalismo 2015. Com o tema “Sustentabilidade no meio rural: como produzir e desenvolver o agronegócio de maneira equilibrada”, a premiação superou as expectativas com cerca de 35 inscrições, maior número de participantes ao longo de todas as suas edições.
Além das categorias já tradicionais, como impresso (jornal e revista), rádio, fotografia e televisão, a novidade para este ano foram as duas novas categorias inseridas à premiação: internet e universitário, esta última com o objetivo de buscar maior contato com as universidades e com o público estudantil para descobrir novos talentos e aproximá-los do agronegócio.
De acordo com presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, a escolha do tema tem o objetivo de divulgar os projetos e iniciativas dos produtores rurais que desenvolvem trabalhos ligados à sustentabilidade no agronegócio. “Temos produtores rurais espalhados por toda Paraíba que já colocam em prática as políticas de sustentabilidade em suas produções, o que mostra o nível de avanço do Estado, afinal de contas, cada vez mais temos que incentivar a produção aliada à tecnologia, ao meio ambiente e aos meios de convivência com as adversidades”, falou. Além disso, Borba destacou a parceria com a imprensa paraibana. “Nossa intenção é apresentar aos jornalistas o quanto o Agronegócio muda realidades de vida, proporciona renda e vem dando um novo patamar de desenvolvimento ao Estado e ao Brasil”, disse.
A cerimônia especial de entrega da premiação será realizada no dia 03 de dezembro, em local a ser definido. O primeiro lugar das categorias profissionais receberá como reconhecimento o valor de R$ 3 mil. Já o vencedor do prêmio Universitário, receberá o valor de R$1 mil.
Visando estreitar os laços entre a agropecuária e a imprensa paraibana, o Prêmio de Jornalismo do Sistema Faepa/Senar-PB premia os melhores trabalhos jornalísticos produzidos na Paraíba sobre o setor. Sua primeira edição aconteceu em 2012 e teve como tema “Investimentos na Formação Profissional Rural”. Cerca de 200 convidados, entre eles os maiores destaques do jornalismo paraibano e diversas autoridades do setor agropecuário, participaram da cerimônia de premiação. Já a segunda edição aconteceu em 2014, com o tema “Empreendedorismo no meio rural”. Ao total, mais de 90 trabalhos e 16 jurados fizeram parte da história da premiação.
De caráter bianual, a premiação foi realizada em 2012, 2014 e extraordinariamente em 2015 para não coincidir com o ano eleitoral, como forma de auxiliar os inscritos. A próxima premiação está prevista para 2017.
Confira os finalistas de 2015 na categoria Rádio
Eufênia Pereira, Luis Carlos Pingo e Mislene Santos (Correio Sat AM 1230 de João Pessoa) – “Série Negócios Sustentáveis”;
Eufênia Pereira, Luis Carlos Pingo e Wendell Rodrigues (Correio Sat AM 1230 de João Pessoa) – “Série Negócios Criativos”;
Hebert Araújo (Rádio CBN FM 101.7 920 AM de João Pessoa) – “Verdes de Verdade”
Com informações do Paraíba Total
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, prêmio, jornalismo, federação, Paraíba