Os presidentes da Abert (Daniel Slaviero), da Aerp (Márcio Villela) e do Sert/PR (Caíque Agustini) anunciaram agora a pouco durante o 23º Congresso Paranaense que a presidente Dilma Rousseff assinará, no próximo dia 24, o decreto com os preços finais para a migração do AM para o FM. A expectativa do mercado era que o anúncio definitivo dos valores fosse feito nesta semana.
Segundo Daniel Slaviero, a notícia foi transmitida na manhã de hoje (12), por telefone, pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. O presidente da Abert estava reunido com diversos presidentes de associações estaduais na expectativa do anúncio dos valores, o que não ocorreu e foi confirmado para o próximo dia 24.
Em audiência com a presidente Dilma Rousseff, o ministro confirmou a aprovação dos ajustes solicitados pelos radiodifusores e ratificou a nova metodologia proposta pelo Ministério, vista pelos presidentes das entidades como razoável e condizente com a realidade das rádios brasileiras. Entre as modificações acordadas pelo meio junto ao Governo Federal, estão a redução dos valores para emissoras de faixa estendida e a própria ampliação das faixas, baseada em critérios econômicos de potencial de consumo.
Durante a abertura dos painéis do 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão, que acontece em Foz do Iguaçu, Slaviero convocou os radiodifusores para a cerimônia de assinatura que acontecerá no Palácio do Planalto em Brasília. Na noite anterior (11), durante a abertura do congresso, Slaviero disse que o estudo finalizado pelo Ministério das Comunicações é um avanço significativo, mas que ainda necessita de pequenos ajustes. “O ministro está pessoalmente empenhado e ciente da importância desse assunto ser resolvido rapidamente. A proposta deve estar condizente com a capacidade econômica do setor e do país”, afirmou.
Colaboração de Daniel Starck / Com informações da ABERT e da AERP
Tags:
Rádio, migração AM, Minicom, congresso, Aerp