Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2015 @ 07:49

Extra: Nativa FM encerra as suas operações no Rio de Janeiro a partir de dezembro

Rio de Janeiro – Data de encerramento das atividades está prevista para o próximo dia 16

Publicidade

A Nativa FM 103.7 do Rio de Janeiro vai encerrar as suas operações em dezembro deste ano. Esta afirmação não foi anunciada de forma pública pela emissora, porém segundo informações extra-oficiais o grupo Diários Associados não deverá manter a operação da estação na capital fluminense e já notificou a equipe da rádio sobre a decisão. Também não há uma definição sobre o próximo projeto que ocupará a 103.7 FM, estação que tradicionalmente transmitiu a Antena 1 Lite FM antes da operação por parte do grupo Diários Associados.

A operação da 103.7 FM por parte do Grupo Diários Associados ocorre desde 2009, quando a empresa decidiu promover a estreia da Super Rádio Tupi AM 1280 no dial FM carioca. Com isso a Nativa FM deixou a 96.5 FM e passou a ser acompanhada em 103.7 FM, estação que antes transmitia a programação local e de perfil adulto-contemporâneo da Antena 1 FM Lite. Segundo informações não oficiais a Nativa FM seguirá no ar em 103.7 FM até o dia 16 de dezembro, encerrando também a operação da marca no Rio de Janeiro. São 15 anos de “Nativa FM” no dial da capital fluminense, trajetória iniciada em 1º de agosto de 2000 em 96.5 FM (quando substituiu a local e também popular Tupi FM).

Se concretizada a alteração em 103.7 FM, o grupo Diários Associados continuará atuando no dial carioca através estações de operação própria, sendo as duas ligadas à programação da Super Rádio Tupi (96.5 FM e 1280 AM). Hoje o grupo conta com a Super Rádio Tupi posicionada no “top 3” do ranking de audiência FM no Rio de Janeiro através da 96.5 FM, além da Nativa FM na sétima colocação geral em períodos importantes da pesquisa medida pelo Ibope Media, como o 05h-00h (todos os dias e locais, trimestre agosto a outubro de 2015).

A informação sobre a saída da Nativa FM também foi publicada pelo portal “Rádio em Revista”, especializado em informações sobre o mercado carioca.

Parceria na marca

O projeto veiculado em 103.7 FM no Rio de Janeiro não tem ligação com o projeto de rede nacional liderado pela Nativa FM 95.3 de São Paulo (controlado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação). Porém a marca é a mesma. A emissora iniciou a sua trajetória como Nativa FM em 1º de agosto de 2000, quando substituiu a local Tupi FM 96.5 do Rio de Janeiro. Antes da estréia, o termo “Nativa” já era empregado pela FM antecessora, cujo slogan era “Tupi FM, a Nativa do Rio” (isso nos primeiros anos de atuação). A mudança foi uma parceria firmada entre o grupo Diários Associados (responsável pela FM carioca) e o Grupo Camargo de Comunicação (na época quem operava a Nativa FM 95.3 de São Paulo).

Nos primeiros anos de atuação da Nativa FM carioca a rádio tinha seu slogan alinhado com a FM paulistana, além de elementos de sua programação. Isso fez com que a Nativa FM do Rio integrasse a primeira tentativa de rede nacional da marca “Nativa FM”, ocorrida no início dos anos 2000. Na sequência a Nativa FM carioca seguiu com a sua programação local e independente (trabalho que está com o término previsto para o próximo dia 16).

Dúvida

A 103.7 FM ainda não tem o seu futuro definido no “pós-Nativa”. Em breve o Tudo Rádio dará mais detalhes sobre o caso.

Colaboração de Marcel Cardoso

Sinal da 103.7 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da Nativa FM e de outras FMs. Escolha: Grande Rio de Janeiro, Região dos Lagos, Região Serrana e/ou Sul Fluminense.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Nativa FM, Rio de Janeiro, trajetória, encerramento, Super Rádio Tupi

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.