O narrador José Silvério da Rádio Bandeirantes AM 840 FM 90.9 de São Paulo recebeu na noite desta quinta-feira (3) o Título de Cidadão Paulistano. A honraria da Câmara Municipal de São Paulo é concedida às pessoas que vieram de outras partes do Brasil para contribuir com o crescimento e o bem estar social da capital paulista. A homenagem ao profissional da Rádio Bandeirantes foi feita durante a transmissão do programa “Esporte em Debate” e acompanhada pelo médico Marco Aurélio Cunha, ex-vereador e que atualmente coordena a seleção feminina na CBF.
“É uma emoção realmente muito grande, ultrapassa todos os limites daquilo que eu estava esperando. Já tive tantas emoções. Eu, menino, em Itumirim, cidade mineira com aproximadamente 4 mil habitantes, sonhava com São Paulo. Apenas sonhava, só tinha fotos, nada além disso. Tinha uma caixa de lápis de cor que tinha uma imagem da concha acústica do Pacaembu com uma bicicleta do Leônidas da Silva na frente. Sempre quis aquela caixa. Namorava aquela caixa, mas não conseguia, porque minha mãe não tinha dinheiro para me dar uma caixa de 6 lápis. Os lápis não tinham importância, mas a embalagem sim. Um dia eu ganhei. Olhava a caixa e sonhava em conhecer o Pacaembu e afirmava que conheceria, que seria locutor e que seria em São Paulo”, relembra com emoção o narrador.
Em 2013 o narrador completou 50 anos de carreira. Segundo o próprio narrador, a primeira experiência ocorreu quando José Silvério tinha 17 anos e narrou um jogo pela Rádio Cultura AM 770 de Lavras, no interior de Minas Gerais. A primeira oportunidade para narrar um jogo de futebol aconteceu em 20 de julho de 1963, quando Silvério tinha 17 anos. “Os locutores da Rádio Cultura de Lavras (25 km de Itumirim), que pertencia ao Grupo Bandeirantes, estavam de férias e um amigo me indicou; ele disse que conhecia um garoto que irradiava futebol de botão”, diverte-se. “Eu passei em um teste e pude irradiar o jogo, que era em comemoração ao aniversário da cidade de Lavras”, acrescentou.
Desde então, o locutor não parou mais. Passou pelas rádios Itatiaia AM 610 e Inconfidência AM 880, ambas de Belo Horizonte, Continental AM 1030 (atual Capital AM) do Rio de Janeiro, Rádio Tupi de São Paulo e Jovem Pan AM 620 de São Paulo, até chegar à Rádio Bandeirantes em 1º de agosto de 2000.
Durante a carreira, José Silvério já narrou nove Copas do Mundo e três finais da seleção brasileira (duas vitórias, em 1994 e 2002, e uma derrota, em 1998). Ficou conhecido como “pai do gol”, nome dado pelo apresentador Milton Neves, e, segundo o próprio Silvério, já deve ter feito a torcida vibrar ao narrar cerca de vinte mil gols. Mesmo com tanto esforço vocal, ele afirma não ter cuidados especiais. “Ter problemas com a voz ou mesmo ficar doente é a coisa mais rara do mundo pra mim”, conta. José Silvério conquistou ainda mais de 20 troféus no Prêmio Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), Silvério ainda se tornou “hour-concours” e parte do Hall dos Notáveis do prêmio.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Bandeirantes, especial, reportagem, São Paulo