Quinta-Feira, 07 de Janeiro de 2016 @ 07:46
São Paulo – Mercado apresenta forte alta e várias emissoras apresentaram resultados positivos expressivos
O primeiro resultado da audiência FM atualizado em 2016, mas que ainda reflete um período de tempo relacionado a 2015, foi positivo para o rádio de São Paulo. O FM paulistano viu uma considerável alta na média geral de ouvintes por minuto, isso nos principais períodos da medição atualizada pelo Ibope Media. O universo FM de São Paulo inicia o ano com forte alta, auxiliado por emissoras de diferentes segmentos/gêneros. Acompanhe o panorama parcial (trimestre outubro a dezembro de 2015, período 05h-00h, todos os dias e locais).
Top 3 sem alterações, mas com a líder ainda mais isolada
O “top 3” da audiência FM de São Paulo segue sem alterações no quesito “ordem das colocações”, porém a medição contou com destaques importantes. O mais relevante foi o novo avanço na média de audiência da Band FM 96.1, emissora que tem liderado a preferência dos ouvintes na Grande São Paulo. O novo avanço visto nos números da 96.1 FM ampliou o teto da pesquisa FM, além de isolar ainda mais a Band FM na primeira colocação dos principais períodos da pesquisa. Também chama a atenção a oscilação positiva na média da Transcontinental FM 104.7, emissora que sofreu com problemas técnicos na reta final de 2015 (leia sobre). A Nativa FM 95.3 continua isolada na vice-liderança.
Avanços consideráveis
A Jovem Pan FM 100.9 obteve um dos maiores avanços da pesquisa, sendo um dos resultados mais expressivos obtidos pela rádio desde a mudança no perfil da FM em São Paulo (emissora que conta com jornalismo, esportes e parte de uma grade musical pop/contemporânea). As atrações jornalísticas da FM tem batido recordes de audiência, auxiliando no avanço visto na média da rádio nos principais períodos da pesquisa. A 100.9 FM está muito próxima do “top 10” do FM paulistano, principalmente no chamado “período comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira).
Outra emissora que também apresentou um forte avanço foi a Top FM 104.1. A rádio sertaneja obteve uma das maiores variações de ouvintes na média por minuto entre as primeiras colocadas (05h-00h/todos os dias e locais), suficiente para reposicionar a rádio no “top 10”. Aos poucos a Top FM está se recuperando do período em que esteve ausente no dial (leia sobre), além de viver uma nova fase artística. O sinal da 104.1 FM é de qualidade local em praticamente toda Grande São Paulo, com destaque para as áreas mais populosas da capital (bairros da zona leste).
A medição também destacou avanços expressivos nas médias das rádios Alpha FM 101.7 e Rádio Vida FM 96.5 (que está no ar desde outubro passado – leia sobre –, é medida pelo Ibope Media e avança bem no “top 10” pelo segundo resultado consecutivo). Já no caso da 101.7 FM, líder no segmento adulto-contemporâneo, o avanço deixa a Alpha FM isolada na expressiva quarta colocação geral nos principais períodos da pesquisa.
Outros destaques
No geral a maioria das estações apresentaram uma certa estabilidade em suas médias de ouvintes por minuto, isso quando comparado o resultado atual com o anterior atualizado em dezembro. O meio FM também vê novo acirramento da disputa pela liderança jovem/pop, principalmente no “ranking comercial” com o avanço na média da Metropolitana FM 98.5. Ela e a atual líder Mix FM 106.3 seguem com desempenhos expressivos e posicionadas no “top 10” do FM paulistano, com as duas rádios acima dos 100 mil ouvintes por minuto (06h-19h/segunda à sexta-feira).
Também é destaque a oscilação positiva observada na média da Energia 97 FM 97.7, rádio que voltou a ampliar o seu universo de ouvintes na Grande São Paulo.
Ao longo do mês de janeiro o Tudo Rádio vai destacar as ações realizadas pelas FMs de São Paulo na busca por audiência, principalmente os planejamentos voltados à temporada de verão. Acompanhe!
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.