O mercado de Campinas também acompanhou mais uma atualização dos números da audiência FM local, dados relacionados ao último trimestre de 2015 (outubro a dezembro). E o ano de 2016 continua com a “teimosia” vista no mercado campineiro em 2014 e 2015: recuo na média geral de ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais). Campinas ignora a tendência de alta vista em outros mercados, como o crescimento observado na vizinha São Paulo. Porém a oscilação negativa não impede a geração de destaques. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais, trimestre outubro a dezembro de 2015):
A Educadora FM 91.7, emissora líder isolada no segmento jovem/pop e vice-líder geral de audiência, apresentou mais uma melhora na sua média de ouvintes por minuto. Porém ao contrário das medições passadas, a evolução vista na atual pesquisa foi mais consistente e manteve a rádio isolada na segunda colocação do ranking. Também houve uma diminuição da distância que separa a Educadora da atual líder geral, com destaque para o 06h-19h (segunda à sexta-feira). A ponta da tabela segue com a Band FM 106.7, emissora que continua isolada no topo do ranking e com uma vantagem segura perante as demais participantes da pesquisa.
Também é destaque o avanço visto na média da Antena 1 FM 107.5, emissora líder no segmento adulto-contemporâneo e que está posicionada na terceira colocação geral. A atual colocação foi conquistada na pesquisa anterior e é o melhor resultado já obtido pela Antena 1 no mercado campineiro. E a melhora nos números da 107.5 FM foi expressivo, além de defender a rádio em relação ao avanço visto na média da Rádio Laser FM 93.3 (popular/sertaneja, atual quarto lugar geral).
Campinas também viu uma melhora no índice da Cidade FM 92.5, emissora popular/hits que diminuiu a distância que a separa do “top 3” e fecha o “top 5” do FM campineiro.
Interferências?
A sequência negativa do FM campineiro conta com várias teorias. Como as oscilações também atingem projetos que tem obtido um bom desempenho perante o público local, uma suposição que tem ganhado força é a “sujeira” do FM em Campinas. O espectro FM campineiro é lotado de FMs legalizadas que operam na Grande Campinas e em outras regiões do estado paulista. Porém o que também pode influenciar negativamente na sintonia das rádios é o grande volume de estações clandestinas que ocupam o dial local, dificultando a cobertura das FMs comerciais.
Porém Campinas viu um “alento” da atual medição: a pesquisa “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira) apresentou uma variação positiva na média de ouvintes por minuto na comparação com a medição atualizada em dezembro. É possível que o FM campineiro reaja a partir das próximas pesquisas. À conferir.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Campinas